COMPONENTE CURRICULAR |
Componente Curricular | ||||
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BIOA26 - DELINEAMENTO AMOSTRAL | ||||
Carga Horária - Total: 68 horas | ||||
Teórica | Prática | Estágio | Departamento | Semestre Vigente |
34 | 34 | 0 | Zoologia | 2008.1 |
Ementa | ||||
Conhecimento científico e estatística: epistemologia e história; lógica do teste de hipótese nula; testes bivariados com variáveis contínuas e categóricas; testes para problemas com múltiplos fatores; introdução às análises multivariadas; técnicas de ordenação baseadas em álgebra estatística e iteração; análise e diagrama de caminhos; apresentação e discussão dos projetos de dissertação/tese. | ||||
Programa | ||||
Objetivo | ||||
Apresentar bases epistemológicas emetodlógicas do lanejamento e análise de dados em estudos de ecologia. Apresentar lógica do teste de hipótese nula. Introduzir a concepção e as situações de uso dos testes bivariados e multivariados mais comumente usados em ecologia. Exercitar a avaliação crítica de delineamentos amostrais e planejametos de análise de dados em ecologia. Exercitar a comunicação científica com base na apresentação da proposta de projeto de pesquisa associado ao desenvolvimento de dissertação ou tese. | ||||
Conteúdo | ||||
Não há Conteúdo cadastrado | ||||
Bibliografia | ||||
GOTELLI, N.J. & ELLISON, A.M. A primer of ecological statistics. Sinauer, Sunderland, 2004. /////// MAGNUSSON, W.E. & MOURÃO, G. Estatística sem Matemática: a ligação entre as questões e a análise. Lndrina: Editora Planta, 2003. /////// QUINN, G.P.; KEOUGH, M.J. Experimental design and data analysis for biologists. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. /////// SIEGEL, S.; CASTELLAN JR. N.J. Nonparametric statistics for the behavioural sciences. McGraw-Hill, 1988. |
Lista de Turmas | |||||
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