COMPONENTE CURRICULAR

Componente Curricular
EDC140 - DIDÁTICA I
Carga Horária - Total: 136 horas  
TeóricaPráticaEstágioDepartamentoSemestre Vigente
341020Educação II2004.1
Ementa
Análise das relações entre Sociedade /Educação/Escola. Enfoque da prática pedagógica escolar enquanto prática social específica. Discussão dos fundamentos sócio-políticos-epistemológicos da didática na formação do(a) educador(a) e na construção da identidade docente, bem como as competências e habilidades requeridas para o ato pedagógico. Abordagem das relações fundamentais do processo de trabalho docente: sujeito/objeto/construção de conhecimento; teoria /prática; conteúdo/forma; ensino/aprendizagem; professor/aluno; aluno/aluno. Estudo da organização da dinâmica da prática pedagógica: o processo do planejamento.
Programa
Objetivo
Análise da educação escolar como processo que emerge da sociedade em cada espaço/tempo histórico e a escola como um locus privilegiado de transmissão/reconstrução/criação de conhecimentos. Conscientização enquanto profissional de ensino competente tecnicamente e comprometido politicamente com o exercício pedagógico crítico e construtivo. Cpmpreensão da Didática, do seu objeto de estudo e do seu papel na formação de educadores. Análise do contexto educacional contemporâneo e da prática educativa escolar, mediante estudo sistemático das principais correntes pedagógicas. Diagnóstico do contexto educativo e da prática pedagógica desenvolvida em instituições de ensino alternativas e oficiais. Compreensão crítica do processo do planejamento de ensino, considerando suas dimensões e componentes didáticos. Identificação das etapas do plano de ensino como indissociáveis no processo de reflexão/ação/reflexão, atendendo, assim, à dinâmica que caracteriza a prática pedagógica enquanto praxis. Construção de uma concepção pedagógica que possibilite a síntese entre a fundamentação teórica do curso e seus componentes técnicos, tomando como reterência a escola e a classe escolhidas como campo de pesquisa.
Conteúdo
MÓDULO I . Fundamentos epistemológicos e sócio-políticos da Didática e as principais relações no processo de trabalho docente. A realidade escolar brasileira/baiana e análise dos limites e alcances na relação entre o ensinar e o aprender. A Didática e seu objeto de estudo. As funções da Didática nas tendências pedagógicas ao longo da história.: as teorias liberais e teorias críticas da educação. Didática instrumental X Didática multireferencial: duas concepções em conflito. Teorias de aprendizagem e a mediação do professor. Perspectivas críticas da Didática: Didática multireferencial; Didática e interdisciplinaridade. Socioconstrutivismo e Didática. A sala de aula e as relações fundamentais do processo de trabalho docente: conteúdo/forma; teoria/prática, professor/aluno; aluno/aluno; ensinar/aprender; sujeito/objeto de conhecimento; acesso à escola/ permanência; sucesso/fracasso escolar. MÓDULO II. Olhar crítico sobre o contexto educativo. Noções gerais de metodologia da perspectiva da pesquisa (escolha de objeto de estudo; problemática; técnicas de coleta e análise de dados). Diagnóstico de instituições de ensino alternativas. Diagnóstico de instituições escolares da rede oficial de ensino (de 5ª à 8ª séries e de nível médio). Elaboração de projeto de intervenção pedagógica. MÓDULO III. Elementos Técnicos-Pedagógicos na Formação do Educador. O contexto na sala de aula e a organização das condições de aprendizagem. O processo do planejamento de ensino numa perspectiva crítica. Tipologias e etapas do planejamento. Planejamento interdisciplinar. Dimensões e componentes didáticos do planejamento: a desmistificação da concepção formalista de planejamento. Formulação de objetivos de ensino-aprendizagem; Seleção e organização de conteúdos / o que fazer com os livros didáticos? Métodos e técnicas pedagógicas (diferenciação conceitual; repertório e laboratório de técnicas pedagógicas). Recursos didáticos (para que servem? Como e quando utilizá-los). Educação e Novas Tecnologias da Comunicação e Informação. Avaliação da aprendizagem ( perspectiva classificatória X perspectiva emancipatória de avaliação).
Bibliografia
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