COMPONENTE CURRICULAR

Componente Curricular
EDC142 - TÉCNICAS E RECURSOS AUDIO-VISUAIS
Carga Horária - Total: 119 horas  
TeóricaPráticaEstágioDepartamentoSemestre Vigente
343451Educação II2004.1
Ementa
Utilização de técnicas e recursos audio-visuais no processo ensino-aprendizagem. Fundamentação teórica acerca da dinâmica da comunicação e aspectos técnicos dos recursos a serem utilizados. Elaboração e demonstração de utilização do material audio-visual. Oferecimento ao aluno de subsídio para a realização de materiais didáticos e a reflexão crítica sobre os mesmos.
Programa
Objetivo
Oferecer ao aluno subsídios para a realização de materiais didáticos e a reflexão crítica sobre os mesmos.
Conteúdo
a) Fundamentação teórica : A imagem, osom e o texto; os níveis de atenção; codificação e decodificação; as cores no processo de comunicação; os meios de comunicação de massa na sociedade atual; a linguagem fílmica; micro-didática da mntagem; vídeo. b) Técnicas e Recursos: A ilustração nos livros didáticos; cartazes e álbuns seriados; transparâncias para retroprojetores, fotografias; diapositivos e diafilmes; sequência sonorizada de diapositivos; cinema. rádio e televisão educativos; vídeo-tape na escola; computador na escola. c) Análise de experiências: As políticas públicas de tele-educação; experiências de ensino com técnicas e recursos audiovisuais; a televisão educativa e os projetos nacionais de tele-educação.
Bibliografia
ALVES, Alfredo e outros. Como fazer um audiovisual. Petrópolis: Vozes, 1987. (Coleção Fazer)./////// ALMEIDA,Cândido Mendes de. O que pé vídeo. São Paulo: Brasiliense, 1984. (Coleção Primeiros Passos).////// AVELLAR, José Carlos. Imagem e som, imagem e ação, imaginação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. (Coleção Cinema)./////// BERNADET, Jean-Claude. O que é cinema. 6ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1984. (Coleção Primeiros Passos). /////// _________. e RAMOS, Alcides Freire. Cinema e História do Brasil. São Paulo: Contexto, 1988. /////// BORDENAVE, Juan Diaz; PEREIRA, Adair. Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 1986. /////// CALDAS, Waldenyr. O que todo cidadão precisa saber sobre cultura de massa e política de comunicações. São Paulo:Global,1986. (Cadernos de educação política. Série Sociedade e Estado). COELHO NETO, José Teixeira. O que é indústria cultura. São Paulo: Brasiliense, 1980. (Coleção Primeiros Passos). /////// COMPARETO, Doc. Roteiro - arte e técnica de escrever para cinema e televisão. 5ª ed. Rio de Janeiro: Nórdica, 1983. /////// DONDIS, Donis. A Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 1991. /////// FARINA, Modesto. Psicodinâmica das cores em comunicação. São Paulo: Edgard Blucher,1982./// FERREIRA, Oscar; SILVA JUNIOR, Plínio. Recursos audiovisuais no processo ensino-aprendizagem. São Paulo: EPU, 1986. /////// FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975. /////// GENRO FILHO, Adelmo. O segredo da pirâmide: para uma teoria marxista do jornalismo. 2ª ed. Porto Alegre, 1989./////// GIACOMANTONIO, Marcello. O ensino através dos audiovisuais. São Paulo:Summus / EDUSP,1981. GOMES, Pedro; PIVA, Márcia Cruz (Orgs.). Políticas de comunicação: participação popular. São Paulo:Edições Paulinas, 1988. /////// GUARESCHI, Pedrinho A. (Coord.) Comunicação e Controle social. Petrópolis:Vozes, 1991. /////// BULIK, Linda; PIVA, Marcia C. Comunicação, memória e resistência. São Paulo: Edições Paulinas, 1989. /////// GUARESCHI, Pedro A. Comunicação e Poder: a presença dos meios de camunicação de massa estrangeiros na América Latina. 8ª ed. Petrópolis: Vozes, 1987. /////// GUTIERREZ, Francisco. A linguagem total - uma pedagogia dos meios de comunicação. São Paulo: Summus, 1978. /////// KNOPLOCH, Zilda. Ideologia do publicitário. Rio de Janeiro: Achiamé, 1976./////// LUYTEN, Sônia M. (Org.).História em quadrinhos - leitura crítica. 3ª ed.São Paulo:Edições Paulinas, 1989. /////// MACHADO, Arlindo. A ilusão especular. São Paulo: Brasiliense, 1984. /////// MACKENZIE, Norman e outros. Arte de ensinar e arte de aprender: introdução aos novos métodos e materiais utilizados no ensino superior. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1974. /////// MORAN, José Manuel. Como ver televisão: leitura crítica dos meios de comunicação. São Paulo: Ed. Paulinas, 1991. (Coleção Comunicar). /////// PARRA, Nélio. Metodlogia dos recursos audiovisuais. São Paulo: Saraiva, 1973. /////// ________. e PARRA, Ivone. Técnicas audiovisuais de educação. 5ª ed. São Paulo: Pioneira, 1985. /////// PEDROSA, Israel. Da cor à cor inexistente. Rio de Janeiro:Léo Christiano Editorial Ltda.,1977, /////// PENTEADO, Heloisa Dupas. Televisão e Escola: conflito ou cooperação. São Paulo: Cortez, 1991. (Coleção Educação Contemporânea). /////// PLANQUE, Bernard. Técnicas audiovisuais de ensino. São Paulo: Loyola, 1974. /////// Revista de Educação AEC. Comunicação e Educação. Ano 11, nº 44. Brasília, 1982. /////// RIBEIRO, Milton. Planejamento Visual Gráfico. Brasília: Linha, 1987. /////// SANTORO, Luiz Fernando. A imagem nas mãos: o vídeo popular no Brasil. São Paulo: Summus, 1989. /////// SOARES, Ismar de Oliveira. (Org.). Para uma leitura crítica dos jornais. São Paulo: Ed. Paulinas, 1989. /////// _______. Para uma leitura crítica da publicidade. 2ª ed. São Paulo: Ed. Paulinas, 1988. /////// TAHARA, Mizuko. Contato imediato com mídia. São Paulo: Global, 1986. /////// TILBURG, João Luís van. Para uma leitura crítica da televisão. 4ª ed. São Paulo: Ed. Paulinas, 1989. ///////


Lista de Turmas - Semestre 20241
DiaHorárioTurmaDocenteVinculaçãoTítulo
QUI14:50 às 17:35E01Menandro Celso de Castro RamosREGIME JURIDICO UNICODoutorado
QUI13:00 às 14:50P01Menandro Celso de Castro RamosREGIME JURIDICO UNICODoutorado
TER13:00 às 14:50T01Menandro Celso de Castro RamosREGIME JURIDICO UNICODoutorado