Componente Curricular |
---|
EDC273 - ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
Carga Horária - Total: 68 horas | | |
---|
Teórica | Prática | Estágio | Departamento | Semestre Vigente |
---|
34 | 34 | 0 | Educação I | 2004.1 |
Ementa |
---|
O caráter uno e plural da experiência humana, as diferentes formas de organização societária, a articulação entre sociedade, cultura e educação com ênfase nas sociedades contemporâneas.
|
Programa |
---|
Objetivo |
---|
Introduzir o aluno no estudo antropológico da sociedade, buscando analisar a experiência hmana em sua diversidade cultural e as articulações entre indivíduos, cultura e sociedade. |
Conteúdo |
---|
O campo e a abordagem antropológicos. Tendências do pensamento antropológico contemporâneo: a antropologia social e cultural. O indivíduo, a cultura e a sociedade; a diversidade de culturas e o etnocentrismo. Sistemas culturais: religião, ideologia, educação. O multiculturalismo e a educação. Imagens, símbolos e educação. Ritos, rituais e práticas escolares. E estudo dos grupos, das classes de idade e escola. A prática antropológica: o método e a pesquisa em antropologia da educação. |
Bibliografia |
---|
CARDOSO,R.C.L. (org.) A aventura antropológica - teoria e pesquisa. 2ª ed. Rio deJaneiro: Paz e Terra, 1986. /////// ERIKSON, E.H. Infância e Sociedade. 2ª ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1976./////// ERNY,P. Etnologia da educação. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982. /////// GEERTZ,C. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1989. /////// LARROSA, J.;LARA,N.P. (orgs.).Imagens do Outro. Petrópolis: Vozes, 1998. /////// LEVI-STRAUSS, C. Antropologia estrutural Dois. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1976. /////// MATTA, R. O que faz o Brasil, Brasil? 2ª ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1986. /////// ROCHA, E. O que é etnocentrismo. 11ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. /////// SANTOS, J.L. O que é cultura? 14ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. |