Componente Curricular |
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EDC282 - TRABALHO E EDUCAÇÃO |
Carga Horária - Total: 68 horas | | |
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Teórica | Prática | Estágio | Departamento | Semestre Vigente |
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34 | 34 | 0 | Educação I | 2004.1 |
Ementa |
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Estudo das transformações sócio-políticas, econômicas e culturais no contexto da globalização e da reestruturação produtiva, com ênfase na situação brasileira, relacionando e analisando criticamente as exigências e desafios que se colocam ao campo educacional, no que se refere à qualificação e inserção dos educandos no mundo do trabalho. |
Programa |
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Objetivo |
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Discutir e analisar os problemas e desafios hoje colocados no setor educacional, considerando as transformações econômicas, políticas e culturais que vem ocorrendo face à mudança de paradigma na organização e gestão do trabalho. |
Conteúdo |
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Análise marxista do processo de trabalho: implicações para a análise da prática educativa. Mudança dos paradigmas produtivos e novas abordagens na análise do processo de trabalho. Taylorismo, Fordismo e Pós-fordismo. Transformações do Estado contemporâneo e educação. Empregabilidade: problemas e perspectivas. A centralidade da qualificação. Reconversão profissional: conceitos e proposta. Valores e disposições sócio-motivacionais: os aspectos subjetivos e atitudinais da competência. Ensino médio e ensino profissional na Lei 9.394/96. Educação e mercado de trabalho; o perfil do trabalho no Brasil: uma força de trabalho qualificada? Uma experiência do PLANFOR / MTb / SETRAS. |
Bibliografia |
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ARROYO, Miguel. Revendo os vínculos entre trabalho e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991. /////// BRUNO, Lúcia. Educação e Trabalho no Capitalismo Contemporâneo: leituras selecionadas. São Paulo: Atlas,1996. /////// CASALI, Alípio.(org.). Empregabilidade e educação: novos caminhos no mundo do trabalho. São Paulo: EDUC, 1997. /////// CORRÊA, Suzana. A crise da sociedade do trabalho e os sistemas educativos em Claus Offe. Boletim Técnico do SENAC, 1994. /////// DOWBOR, Ladislau. Educação, tecnologia e desenvolvimento. São Paulo: Atlas, 1996. /////// GORZ, André. O despotismo da fábrica e o seu futuro. Porto: Escorpião, 1976. /////// MACHADO, Lucília. Educação e Divisão Social do Trabalho. São Paulo: Cortez, 1989. /// SAVIANI, Dermeval. O Trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. Petrópolis: Vozes, 1994. |