HOFFMAN, J. Avaliação Mito e Desafio: uma perspectiva Construtivista. Porto Alegre: Educação e Realidade, 1993. /////// LUCKESI, C.C. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 1995. /////// SAUL, A.M. Avaliação Emancipatória: desafio à prática de Avaliação e reformulação de currículo. São Paulo:Cortez/Autores Associados, 1988. /////// VASCONCELLOS, C. Avaliação: Concepção Dialética Libertadora do Processo de Avaliação Escolar. São Paulo: Cadernos Pedagógicos, Libertad, 3. /////// BERGAMINI, C.W.; BERALDO, D.G.R. Avaliação como Fenômeno Natural, in: Avaliação de Desempenho Humano na Empresa. São Paulo: Atlas, 1988. 4ª edição. /////// MEDIANO, Z.D. Significado de Medida e Avaliação. In: Módulos Instrucionais para medidas e Avaliação em educação. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977. 2ª ed. p. 30-37. /////// FRANCO, M.L. Pressupostos epistemológicos da Avaliação Escolar. In:SOUZA, C.P. (Orgs.). Avaliação do Rendimento Escolar. Campinas: Papirus, 1983. Coleção Magistério, Formação e Trabalho Pedagógico, pp. 13-26. /////// GANDIM, D. Algumas idéias sobre avaliação escolar. In: Revista de Educação, AEC, ano 24, nº 97, out./dez. de 1995, pp. 48-55. /////// MELCHIOR, M.C. Técnicas utilizadas na avaliação escolar. In: Avaliação Pedagógica: função e necessidade. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1994, 75-127. |