COMPONENTE CURRICULAR |
Componente Curricular | ||||
---|---|---|---|---|
EDC287 - EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS | ||||
Carga Horária - Total: 68 horas | ||||
Teórica | Prática | Estágio | Departamento | Semestre Vigente |
34 | 34 | 0 | Educação II | 2004.1 |
Ementa | ||||
Utilização das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem. Enfoque teórico-prático sobre o uso do computador e da tecnologia digital na educação, bem como as implicações pedagógicas e sociais desse uso. Elaboração de material audiovisual. | ||||
Programa | ||||
Objetivo | ||||
Não há Objetivo cadastrado | ||||
Conteúdo | ||||
CONJUNTO TEÓRICO: Educação, comunicação, tecnologia: significado e abrangência. Desenvolvimento das tecnologias de comunicação: dos primeiros computadores às redes de comunicação. Informatização da sociedade planetária. - Globalização. O início da microinformática no Brasil - Evolução do mercado nacional de informática. A informática na educação. Análise de softwares educativos - a filosofia LOGO. Projeto de educação à distância e redes. A Internet, a sociedade contemporânea e os novos recursos da comunicação: o papel da educação. A Internet no mundo e no Brasil. CONJUNTO PRÁTICO : Usando computadores: hardwares e softwares. Os principais programas e seus possíveis usos na Educação. Programas de Editoração. Preparação de Imagens e Textos. Softwares de Ambiente de Rede. Navegando na Internet. Correio Eletrônico. Construção de Websites. | ||||
Bibliografia | ||||
BABIN, Pierre ; KOULOUMDJIAN, Marie-France. Os Novos Modos de Compreender - a geração do audiovisual e do computador, (título original: Les nouveaux modes de comprendre. Paris: Éditions du Centurion, 1983) trad. Maria Cecília Oliveira Marques. São Paulo: Paulinas, 1989.///////// BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 2ª ed. Tradução: Michel Lahud e Yara F. Vieira. São Paulo:HUCITEC, 1981.//////// CARRAHER,David W.(1992). A aprendizagem de conceitos matemáticos com auxílio do computador. Em ALENCAR,E. S. (Org.). Novas contribuições da psicologia aos processos de ensino e aprendizagem. São Paulo: Cortez,/////// CYSNEIROS, Paulo G. Pedagogia Logo. Mimeo, 1991./////// FADUL, Anamaria (org.) Novas Tecnologias de Comunicação - impactos políticos, culturais e sócio-econômicos. São Paulo: Summus e INTERCOM, 1986./////// FUSARI, Maria Felisminda de R. e F. Meios de Comunicação na formação de Professores - Televisão e vídeo em questão. São Paulo:FEUSP, tese de doutorado, 1990./////// MARQUES, Cristina P. C. & Outros. (1986). Computador e ensino: uma aplicação à lingua pórtuguesa. São Paulo: Ática.// SANTOS, Milton. Técnica, espaço tempo: globalização e meio técnico-científico informacional. São Paulo: HUCITEC, 1997. 3ª ed. |
Lista de Turmas - Semestre 20251 | |||||
---|---|---|---|---|---|
Dia | Horário | Turma | Docente | Vinculação | Título |
TER | 14:50 às 17:35 | P01 | Maria Helena Silveira Bonilla | REGIME JURIDICO UNICO | Doutorado |
QUA | 20:20 às 22:10 | P02 | Salete de Fatima Noro Cordeiro | REGIME JURIDICO UNICO | NAO CADASTRADO |
QUI | 20:20 às 22:10 | P03 | Salete de Fatima Noro Cordeiro | REGIME JURIDICO UNICO | NAO CADASTRADO |
SEG | 20:20 às 22:10 | P04 | Menandro Celso de Castro Ramos | REGIME JURIDICO UNICO | Doutorado |
TER | 13:55 às 14:50 | T01 | Maria Helena Silveira Bonilla | REGIME JURIDICO UNICO | Doutorado |
QUA | 18:30 às 20:20 | T02 | Salete de Fatima Noro Cordeiro | REGIME JURIDICO UNICO | NAO CADASTRADO |
QUI | 18:30 às 20:20 | T03 | Salete de Fatima Noro Cordeiro | REGIME JURIDICO UNICO | NAO CADASTRADO |
SEG | 18:30 às 20:20 | T04 | Menandro Celso de Castro Ramos | REGIME JURIDICO UNICO | Doutorado |