COMPONENTE CURRICULAR

Componente Curricular
EDC287 - EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS
Carga Horária - Total: 68 horas  
TeóricaPráticaEstágioDepartamentoSemestre Vigente
34340Educação II2004.1
Ementa
Utilização das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem. Enfoque teórico-prático sobre o uso do computador e da tecnologia digital na educação, bem como as implicações pedagógicas e sociais desse uso. Elaboração de material audiovisual.
Programa
Objetivo
Não há Objetivo cadastrado
Conteúdo
CONJUNTO TEÓRICO: Educação, comunicação, tecnologia: significado e abrangência. Desenvolvimento das tecnologias de comunicação: dos primeiros computadores às redes de comunicação. Informatização da sociedade planetária. - Globalização. O início da microinformática no Brasil - Evolução do mercado nacional de informática. A informática na educação. Análise de softwares educativos - a filosofia LOGO. Projeto de educação à distância e redes. A Internet, a sociedade contemporânea e os novos recursos da comunicação: o papel da educação. A Internet no mundo e no Brasil. CONJUNTO PRÁTICO : Usando computadores: hardwares e softwares. Os principais programas e seus possíveis usos na Educação. Programas de Editoração. Preparação de Imagens e Textos. Softwares de Ambiente de Rede. Navegando na Internet. Correio Eletrônico. Construção de Websites.
Bibliografia
BABIN, Pierre ; KOULOUMDJIAN, Marie-France. Os Novos Modos de Compreender - a geração do audiovisual e do computador, (título original: Les nouveaux modes de comprendre. Paris: Éditions du Centurion, 1983) trad. Maria Cecília Oliveira Marques. São Paulo: Paulinas, 1989.///////// BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 2ª ed. Tradução: Michel Lahud e Yara F. Vieira. São Paulo:HUCITEC, 1981.//////// CARRAHER,David W.(1992). A aprendizagem de conceitos matemáticos com auxílio do computador. Em ALENCAR,E. S. (Org.). Novas contribuições da psicologia aos processos de ensino e aprendizagem. São Paulo: Cortez,/////// CYSNEIROS, Paulo G. Pedagogia Logo. Mimeo, 1991./////// FADUL, Anamaria (org.) Novas Tecnologias de Comunicação - impactos políticos, culturais e sócio-econômicos. São Paulo: Summus e INTERCOM, 1986./////// FUSARI, Maria Felisminda de R. e F. Meios de Comunicação na formação de Professores - Televisão e vídeo em questão. São Paulo:FEUSP, tese de doutorado, 1990./////// MARQUES, Cristina P. C. & Outros. (1986). Computador e ensino: uma aplicação à lingua pórtuguesa. São Paulo: Ática.// SANTOS, Milton. Técnica, espaço tempo: globalização e meio técnico-científico informacional. São Paulo: HUCITEC, 1997. 3ª ed.


Lista de Turmas - Semestre 20241
DiaHorárioTurmaDocenteVinculaçãoTítulo
SEG18:30 às 20:20P01Menandro Celso de Castro RamosREGIME JURIDICO UNICODoutorado
TER14:50 às 17:35P02Maria Helena Silveira BonillaREGIME JURIDICO UNICODoutorado
QUA15:45 às 17:35P03Maria Helena Silveira BonillaREGIME JURIDICO UNICODoutorado
QUA20:20 às 22:10P04Salete de Fatima Noro CordeiroREGIME JURIDICO UNICODoutorado
QUI20:20 às 22:10P05Salete de Fatima Noro CordeiroREGIME JURIDICO UNICODoutorado
SEG20:20 às 22:10T01Menandro Celso de Castro RamosREGIME JURIDICO UNICODoutorado
TER13:55 às 14:50T02Maria Helena Silveira BonillaREGIME JURIDICO UNICODoutorado
QUA13:55 às 15:45T03Maria Helena Silveira BonillaREGIME JURIDICO UNICODoutorado
QUA18:30 às 20:20T04Salete de Fatima Noro CordeiroREGIME JURIDICO UNICODoutorado
QUI18:30 às 20:20T05Salete de Fatima Noro CordeiroREGIME JURIDICO UNICODoutorado