COMPONENTE CURRICULAR

Componente Curricular
EDC328 - TEE - EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE
Carga Horária - Total: 68 horas  
TeóricaPráticaEstágioDepartamentoSemestre Vigente
34340Educação I2004.2
Ementa
Estudo sobre as relações entre identidade e diferença e entre desigualdade e direito, situando a teoria social e a prática educativa no contexto dos estudos culturais, reestruturadas nas relações raciais, de gênero, geração, acessibilidade e de orientação sexual. Assim propõe abordagens de pesquisa com ênfase no levantamento e análise de dados da pesquisa-ação com perspectivas de atuação na democratização qualificada da escola e do sistema de ensino no Brasil.
Programa
Objetivo
Não há Objetivo cadastrado
Conteúdo
Conteúdo programático: 1. Genealogia da luta negra 2. Movimento Negro e a luta por educação 3. Pensamento social brasileiro e a questão racial 4. Estudos em base africana 5. Relações étnico-raciais na Educação Infantil 6. Relações étnico-raciais na formação de professores 7. Educação de Jovens e Adultos e a questão racial 8. Direito à Educação e Gestão Escolar 9. Militarização nas Escolas 10. Pedagogia Feminista Negra 11. Genocídio negro na Diáspora 12. Afro-futurismo e memórias da diáspora
Bibliografia
Bibliografia Bibliografia Básica ASANTE, Molefi K. Afrocentricidade: A Teoria da Mudança Social. Rio de Janeiro: Afrocentricidade Internacional, 2014. CAVALLEIRO, Eliane. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2003. 112p. DAVIS, Angela Y. A Democracia da Abolição: Para além do império, das prisões e da tortura. Rio de Janeiro: Difel, 2009. GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador. Rio de Janeiro: Vozes, 2019. 137p. HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2011. SILVA, Ana Célia da. Desconstruindo a discriminação do negro no livro didático. 2. ed. Salvador: EDUFBA, 2010.100p. Bibliografia Complementar OCTAVIA BUTLER. Kindred: laços de sangue. Ed. Morro Branco, 2017. CAVALLEIRO, Eliane (Org.). Racismo e anti-racismo na Educação: repensando nossa escola. São Paulo: Summus, 2001. FANON, Frantz. Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979. 275p. GOMES, Nilma Lino; SILVA, Petronilha B. Gonçalves (Orgs.). Experiências étnico-culturais para a formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.156p. MOORE, Carlos. Racismo & Sociedade: novas bases epistemológicas para entender o racismo. 2. ed. Belo Horizonte: Nandyala, 2012. NASCIMENTO, Abdias. O Quilombismo. Petrópolis: Vozes, 1980. OLIVEIRA, Iolanda de (Org.). Relações Raciais e Educação: novos desafios. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.208p. RAMOS, Alberto Guerreiro. Introdução crítica à sociologia brasileira. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1995. SIQUEIRA, Maria de Lourdes. Imagens Negras: ancestralidade, diversidade e educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2006. 223p.


Lista de Turmas
Náo há oferta de turmas para o semestre.