Componente Curricular |
---|
EDC595 - FILOSOFIA E EDUCACAO |
Carga Horária - Total: 68 horas | | |
---|
Teórica | Prática | Estágio | Departamento | Semestre Vigente |
---|
68 | 0 | 0 | Educação I | 2004.1 |
Ementa |
---|
O conceito de Filosofia. O conceito de Educação. Filosofia e Educação nos limites da redescrição significativa e inventiva: o saber aprender próprio e apropriado. Reinvenção do sentido filosófico da educação. Geofilosofia e Geoeducação: descrições e vivência hermenêuticas de territórios e obras da Filosofia da Educação na História. Imagens da Filosofia da Educação no Brasil. Tensões filosóficas da contemporaneidade e suas relações com a vida do ente-espécie humanidade do planeta. Filosofia Polilógica do Educar. Filosofar é educar: identidade, diferença e repetição; unidade, multiplicidade e transcendência do sentido-sendo. As transformações da filosofia e da educação na contemporaneidade. Os desafios inadiáveis do desenvolvimento humano auto-sustentável: a educação transdisciplinar emergente. O aprendizado da atitude filosófica como desenvolvimento da educação transdisciplinar.
|
Programa |
---|
Objetivo |
---|
1. Compreender a filosofia como atividade aprendente radical. 2. Aprender a distinguir a diferença entre filosofia imprópria e filosofia própria e apropriada. 3. Aprender a aprender a filosofar em linguagem própria e apropriada. 4. Desenvolver instrumentos de leitura e interpretação das obras históricas de forma própria e apropriada. 5. Identificar por meio da investigação filosófica, as questões emergentes da educação humana planetária, tendo em vista a construção comum de uma Filosofia ou Ciência do Educar Polilógica a serviço do desenvolvimento humano auto-sustentável, autônomo e inventivo. 6. Problematizar a emergência de uma educação transdisciplinar e sua pertinência filosófica. 7. Documentar o processo aprendente da atitude aprendente radical. |
Conteúdo |
---|
1. Exercitar a atividade crítico-filosófica através das exposições temáticas da leitura, onterpretação e dialogia dos conceitos, temas e autores investigados. 2. Mostrar, através de atos e palavras, o manuseio apropriado dos instrumentos filosóficos e educacionais disponíveis, o que pressupõe exercício efetivo da atividade crítico- fililosófica investigativa. |
Bibliografia |
---|
Não há Bibliografia cadastrada |