COMPONENTE CURRICULAR

Componente Curricular
EDCA01 - FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Carga Horária - Total: 68 horas  
TeóricaPráticaEstágioDepartamentoSemestre Vigente
34340Educação I2005.1
Ementa
A Psicologia como ciência e sua aplicação à educação. Fundamentos teórico-epistemológicos da relação psicologia-educação. Principais correntes da psicologia e suas aplicações educacionais. Discussões contemporâneas na psicologia da educação e na análise psico-educativa do trabalho escolar. A psicologia na formação dos professores.
Programa
Objetivo
Discutir as principais teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, suas relações e a aplicabilidade ao entendimento do fenômeno psicológico no âmbito educacional. Analisar a articulação Desenvolvimento-Aprendizagem no tocante aos problemas de aprendizagem. Definir e analisar alguns dos problemas mais frequentemente apontados pelos professores dos ciclos fundamental e médio, à luz das concepções teóricas contemporâneas.
Conteúdo
Conceito de desenvolvimento. Concepções Inatista, Ambientalista e Interacionista e suas consequências no tangente à compreensão do fenômeno psicológico. Identificação dos fatores intervenientes no processo de Desenvolvimento. Conceitos de Aprendizagem: clássico e de aprendizagem significativa. Fatores que interferem na aprendizagem. Piaget - Vygotsky: composição ou controvérsia. O conceito de estruturas mentais e de subsunçores. Mapas conceituais. O caso de Phineas Cage e Helen Keller. O pensar do cientista: o estágio operacional formal: a questão do real enquanto um possivel desgastado. Construção de conceito. Tipos de conceito. Os cinco passos para a elaboração de um conceito por atributos. Função Semiótica: as artes, a imaginação, a linguagem, o pensamento, a internalização do mundo. As operações e as invariâncias. O ensino para operacionais concretos. A questão do erro. Sistemas lógicos e Sistemas de Significação. A motivação. A construção das noções de causalidade, tempo e espaço. Aprendizagem significativa (Ausubel, Piaget, Vygotsky, Wallon) X Aprendizagem clássica (Hilgard).
Bibliografia
ALVES, Rubem. Filosofia da Ciência. São Paulo: Ed. Brasiliense S..A., 1981. 8ª ed. ////// AQUNO, J. G. (org.). Indisciplina na Escola. Alternativas teóricas e práticas . São Paulo: Summus, 2001. ////// BALDWIN, A. L. Teorias de desenvolvimento da criança. São Paulo: Pioneira, 2ª ed. 1967. ////// BATTRO, Ant. Dicionário temilógico de J. Piaget. 1976. _________O pensamento de J. Piaget. Rio de Janeiro: Ed. Forense Universitária Ltda. 1ª ed. brasileira, 1976. ////// CAMPOS, Dinah Martins de S. Psicologia da Aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 1973. ////// DOLLE, Jean-M. Para compreender Piaget. Rio de Janeiro:: Zahar Editores, 1978. 2ª ed. ////// ELKIND, David. Crianças e Adolescentes. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975. ////// FREITAG, Bárbara. Piaget: 100 anos.São Paulo: Editora Cortez. ////// GOULART, Íris B. Experiências Básicas para utilização pelo professosr. Petrópolis: Vozes. 11ª ed. 1996. ////// LA TAILLE, Yves et ali. Piaget, Vygotsky e Wallon. Teorias Psicogenéticas em discussão. Summus, 16ª ed. ,1992. ////// LIMA, Lauro de Oliveira. A construção do homem segundo Piaget. São Paulo: Summus, 1984. ////// PARRAT-DAYAN, S. e TRYPHON, A. Sobre a Pedagogia. São Paulo:Casa do Psicólogo, 1998. ////// PIAGET, J. Da lógica da criança à lógica do Adolescente. _________ A construção da noção de espaço na criança. Ed. Record. ////// ________ Seis Estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense, 1969. ps. 42-61. ////// ________ L'image mentale chez l'enfant. França, 1966. ////// ________ Psicologia da inteligência. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1967. ////// _________Da Lógica da Criança à Logica do Adolescente. ////// ________A construção da noção do real na criança. ////// _________Problemas de Psicolinguística. São Paulo: Mestre Jou, 1973. ___________ A formação do Símbolo na criança - imitação, Jogo e Sonho, Imagem e Representação. Neuchâte, Suiça, 1964. ( 1ª ed., 1946) - 4º. cap. ////// RAMOZZI-CHIAROTTINO, Z. Piaget, Modelo e Estrutura. Rio de Janeiro: José Olímpio Editora, 1972. ////// _________. Psicologia e Epistemologia de Jean Piaget. ////// RICHMOND, Peter G. Piaget, teoria e prática. São Paulo: Ibrasa, 1975. ps. 63-82. ////// SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela Mão de Alice, O social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 1996. 2ª ed. ////// SANTOS, Djalma F. Conceito Processo e Conceito Produto. Salvador: UFBA,1995. ////// ________ O papel da imagem mental nas trocas simbólicas... (cap. 4 da Tese de Doutorado. USP. S.P., 2000. ////// WADSWORTH, Barry J. Inteligencia e afetividade na teoria de Piaget. São Paulo: Pioneira, 1993.


Lista de Turmas
Náo há oferta de turmas para o semestre.