Componente Curricular |
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EDCA02 - ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA II |
Carga Horária - Total: 68 horas | | |
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Teórica | Prática | Estágio | Departamento | Semestre Vigente |
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34 | 34 | 0 | Educação I | 2005.1 |
Ementa |
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Análise e estudo do sistema educacional brasileiro, considerando os aspectos legais, sócio-políticos, administrativos e financeiros, enfatizando a organização dos sistemas de ensino nos diversos níveis e modalidades. Análise das políticas públicas de educação no Brasil.
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Programa |
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Objetivo |
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Propiciar condições para a compreensaõ da educação básica como elemento de reflexão sobre a realidade escolar brasileira. |
Conteúdo |
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PRIMEIRA UNIDADE - O sistema educacional brasileiro. Os objetivos da educação formal. Relações entre Estado, Sociedade e Educação. Educação, Economia e Trabalho. Histórico da Educação no Brasil. SEGUNDA UNIDADE - A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Plano Nacional de Educação. Organização do sistema escolar brasileiro. Educação infantil. Ensino fundamental. Ensino médio. Educação superior. Modalidades de educação: profissional, de jovens e adultos, especial, a distância e indígena. A gestão da educação: sistemas e unidades escolares. O financiamento da educação. A formação dos profissionais de educação. |
Bibliografia |
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BRASIL. Lei Federal n º 9.394 de 20 de dezembro de 1996. ////// BRASIL. Plano Nacional de Educação. Congresso Nacional, 2001. ////// DELORS, Jaques. Educação: um tesouro a descobrir. Cortez/ UNESCO/ MEC, 1996. ////// ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Leituras. Pioneira. ////// LIBÂNEO, J. C. et al. Educação Escolar: políticas, estrutura e organiação. São Paulo: Cortez Editora, 2003. /MEC. Referenciais e Parâmetros Curriculares Nacionais. ////// Sites: Ministério da Educação:www.mec.gov.br. ////// Instituto Nacional de Estudos Oedagógicos: www.inep.gov.br. ////// REVISTAS: Cadernos de Pesquisa - Fundação Carlos Chagas. Educação e Sociedade - Cortez. Em Aberto - MEC. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - ANPAE. |