COMPONENTE CURRICULAR

Componente Curricular
EDCA05 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Carga Horária - Total: 68 horas  
TeóricaPráticaEstágioDepartamentoSemestre Vigente
34340Educação I2005.1
Ementa
História temática da educação brasileira, considerada nas suas interrelações com o contexto mundial, no período compreendido entre os séculos XVI e XXI.
Programa
Objetivo
Utilizar a análise histórica como instrumento de compreensão dos problemas educacionais. Examinar os traços configuradores da escola e das estruturas de ensino.
Conteúdo
1 - Pré-História brasileira e baiana. 2 - Educação brasileira do século XVI ao XVIII. Educação indígena pré e pós jesuítica. A colonização portuguesa e a Educação. Os Jesuitas. As Reformas Pombalinas - instrução pública. Período pós-pombalino: d. Maria E D. João. 3 - Educação Brasileira no século XIX. O Brasil no âmbito da formação dos sistemas nacionais. A Instrução Pública na corte e nas províncias. A educação do negro no Brasil. A educação física brasileira nos séculos XIX e XX. História da Educação Especial no Brasil. 4 - Educação brasileira nos tempos atuais (sécs. XX e XXI) Desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia no Brasil. O início da República e as reformas educacionais. Movimento da Escola Nova e o Manifesto dos Pioneiros de 1932. Estrutura Educacional: Leis Orgânicas da era Vargas. A redemocratização e a primeira LDB (ensino públicoX particular) Reorganização educacional no regime militar: reforma universitária 5.540/68 e a LDB 5.692/71.
Bibliografia
ALMEIDA, José Ricado Pires de. História da Instrução Pública no Brasil (1500-1889). TraduçãoAntônio Chizzotti. São Pauo: EDUC/ Brasília:INEP/MEC, 1989. P.(379.81-A447). /////// ARAUJO, José Carlos Souza; GATTI JR, Décio (orgs.) Novos temas em História da Educação Brasileira - Instituições Escolares e Educação na Imprensa. Campinas: Grandes Autores Associados e Uberlândia, MG:EDUFU, 2002. 225 p.)Coleção Memória da Educação) /////// AZEVEDO, Fernando de. A cultura brasileira: introdução ao estudo da cultura no Brasil. 4ª ed. São Paulo: Melhoramentos, 1964. 803 p../////// AZEVEDO, Fernando de. A transmissão da cultura. (370.193-A994t). /////// BAHIA. Assembléia Legislativa. Superintendência de Apoio Parlamentar. Divisão de Pesquisa. Bahia de todos os fatos:cenas da vida republicana, 1889-1991. Salvador: Assembléia Legislativa, 1996. 384 p. /////// BOAVENTURA, Edivaldo M. (Org.) UFBa: Trajetória de uma universidade 1946- 1996 - O centenário de Edgard Santos e o cinquentenário da Universidade Federal da Bahia. Salvador: Empresa Fráfica da Bahia, 1999. 391 p. /////// CARVALHO, Marta Maria Chagas de. A Escola e a República. São Paulo: Brasiliense,1989. 87 p. (Col.Tudo é História) /////// FARIA FILHO, Luciano Mendes. (org.) Arquivos, Fontes e Novas Tecnologias - questões para a história da educação. Campinas:Autores Associados/Bragança Paulista, S.P. Universidade de S. Francisco, 2000. 160 p.(Col. Memória da Educação) /////// FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque; BRITTO, Jader de Medeiros (orgs.) Dicionário de Educadores no Brasil - da colônia aos dias atuais. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ/MEC-INEP, 1999. 496 p. /////// FERREIRA, Tito Lívio. História da Educação lusobrasileira. São Paulo: Saraiva, 1966. 287 p.(370.9-F383h). /////// FRANCISCO FILHO, Geraldo. A educação brasileira no contexto histórico. 2ª ed. Campinas:Alínea, 2004. 201 p. /////// FREIRE, Ana Maria Araujo. Analfabetismo no Brasil - da ideologia da interdição do corpo à ideologia nacionalista, ou de como deixar sem ler e escrever desde as Catarinas (Paraguaçu) , Filipas, Madalenas. Anas,Genebras, Apolônias e Grácias até os Severinos 1534 - 1930. ão Paulo: Cortez/Brasília, DF: INEP, 1989. 236 p. (Biblioteca da Educação. Série Escola, vol 4) (370.981-F866). /////// FREITAG, Bárbara. Escola, estado e sociedade. São Paulo: EDART,1978. 135 p. (379.15-F866e). ////// FREITAS,Marcos Cezar de. (org.) História Social da Infância no Brasil. São Paulo: Cortez / USF-IFAN, 1997. 312 p. (no computador da Biblioteca Faced). /////// _______. (org.) Memória Intelectual da Educação Brasileira. Bragança Paulista, SP: Editora da Universidade São Francisco, 2002. 88 p. /////// FONSECA, Marcus Vinícius. A Educação dos Negros: uma nova face do processo de abolição da escravidão no Brasil. Bragança Paulista, SP: Editora da Universidade São Francisco (EDUSF), 2002.202 p. /////// GATTI JR, Décio e Inácio Filho, Geraldo. (Orgs.) História da Educação em Perspectiva - ensino, pesquisa, produção e novas investigações. Campinas: Autores Associados/ Uberlândia, MG:EDUFU, 2005.303 p. /////// HILSDORF, Maria Lúcia Spedo. História da Educação Brasileira: leituras. São Paulo: Pioneira, 2002. 135 p. /////// LIMA, Lauro de Oliveira. Estórias da Educação no Brasil: de Pombal a Passarinho. 2ª ed. Rio de Janeiro:Brasília,s/d. 350 p.(370.981-O482) /////// LOMBARDI, José Claudinei; NASCIMENTO,Maria Isabem Moura.(orgs.) Fontes, História e Historiografia da Educação. Campinas: Autores Associados / HISTEDBR; Curitiba:PUC do Paraná, Palmas, PR:Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná; Ponta Grossa: Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2004. 226 p. (Col. Memória da Educação). /////// LOPES, Eliane Marta Teixeira et alli. (orgs.) 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. 606 p. /////// LOPES, Eliane Marta Teixeira; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. História da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.115 p. (Col. O que você precisa saber sobre.) /////// MAGALDI, Ana Maria; ALVES, Cláudia;GONDRA, JOsé. (Orgs.) Educação no Brasil: História,Cultura e Política. Bragança Paulista:EDUSF,2003.


Lista de Turmas - Semestre 20241
DiaHorárioTurmaDocenteVinculaçãoTítulo
SEX10:40 às 12:30P01Ronaldo Figueiredo VenasREGIME JURIDICO UNICODoutorado
QUA20:20 às 22:10P02Ronaldo Figueiredo VenasREGIME JURIDICO UNICODoutorado
QUA20:20 às 22:10P03Kelly Ludkiewicz AlvesREGIME JURIDICO UNICODoutorado
SEX08:50 às 10:40T01Ronaldo Figueiredo VenasREGIME JURIDICO UNICODoutorado
QUA18:30 às 20:20T02Ronaldo Figueiredo VenasREGIME JURIDICO UNICODoutorado
QUA18:30 às 20:20T03Kelly Ludkiewicz AlvesREGIME JURIDICO UNICODoutorado