COMPONENTE CURRICULAR

Componente Curricular
EDCA12 - DIDÁTICA E PRAXIS PEDAGÓGICA II
Carga Horária - Total: 68 horas  
TeóricaPráticaEstágioDepartamentoSemestre Vigente
0680Educação II2005.2
Ementa
Estudo, planejamento e vivência pedagógica, sob a forma de observação sistemática e participação em atividades didáticas em espaços de aprendizagem.
Programa
Objetivo
Não há Objetivo cadastrado
Conteúdo
UNIDADE I - Diagnóstico das instituições educacionais. Estudo diagnóstico do real pedagógico e as mediações possíveis com o todo social: observação e diagnóstico de instituições de ensino alternativas e/ou disgnóstico de instituições escolares da rede oficial de ensino (de 5ª a 8ª séries e de nível médio). Noções preliminares sobre metodologia de pesquisa. Relatórios de pesquisa (Diário itinerante). UNIDADE II - Planejamento e Praxis Pedagógica. Planejamento de ensino numa perspectiva crítica. Tipologia e etapas do planejamento. Planos e projetos. Dimensões e componentes didáticos do planejamento: formulação de objetivos de ensino-aprendizagem; seleção e organização de conteúdos / o que fazer com os livros didáticos? Métodos e técnicas pedagógicas (diferenciação conceitual; repertório e laboratório de técnicas pedagógicas) . Recursos didáticos (para que servem? Como e quando utilizá-los) . Educação e Novas Tecnologias da Comunicação e Informação. Avaliação da aprendizagem (perspectiva classificatória x perspectiva emancipatória de avaliação). A prática pedagógica no processo de ação: a práxis e as micro-aulas.
Bibliografia
ANDRÉ, Marli E. Etnografia da prática escolar. São Paulo: Papirus, 1995. /////// CARRETERO, Mário. Construtivismo e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. ///////CASTRO, A ; CARVALHO, Anna. Ensinar a ensinar. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002. /////// D'AVILA, C.M. Interdisciplinaridade e mediação pedagógica. In: Revista da FEBA, ano 3, vol. 1, nº III (jan/dez.) Salvador, Bahia, 2002. /////// FAZENDA, Ivani Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. São Paulo: Papirus, 1995. 2ª edição. /////// GANDINI, Danilo. Planejamento como prática educativa. 11ª ed. São Paulo: Ed. Loyola, 2000. /////// GUARNIERI, M.R. et al. (org.). Aprendendo a ensinar. O caminho nada suave da docência. São Paulo: Cortez Editora, 2000. /////// HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 4ª ed. Porto Alegre: Educação e Realidade, 1994. /////// LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1990. /////// LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez,1996. // LUDKE e ANDRÉ. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. /////// MENEGOLLA, M.I.; SANTANA, J.M. Por que planejar? Como planejar? Petrópolis: Vozes, 1992. //////// MORAIS, Régis de. Sala de aula: que espaço é esse? São Paulo: Papirus, 1996. /////// PIMENTA, Selma; LIMA, Mª. Socorro. Estágio e docência. São Paulo:Cortez, 2004. /////// RONCA, Antônio Carlos Caruso. Técnicas pedagógicas. Domesticação ou desafio à participação? Petrópolis: Vozes, 1986. 5ª edição. /////// TURRA, Clódia et al. Planejamento de ensino e avaliação. 11ª ed. Porto Alegre: Sagra, 1990. /////// VEIGA, Ilma Passos. Repensando a didática. São Paulo: Papirus, 1996.


Lista de Turmas - Semestre 20251
DiaHorárioTurmaDocenteVinculaçãoTítulo
TER08:50 às 12:30P02Mauricio MogilkaREGIME JURIDICO UNICODoutorado
TER18:30 às 22:10P04Roberta Melo de Andrade AbreuREGIME JURIDICO UNICONAO CADASTRADO
QUI08:50 às 12:30P07Roberta Melo de Andrade AbreuREGIME JURIDICO UNICONAO CADASTRADO
SEX08:50 às 12:30P08Jamile Borges da SilvaREGIME JURIDICO UNICODoutorado