Componente Curricular |
---|
EDCA29 - EPISTEMOLOGIA DO EDUCAR |
Carga Horária - Total: 68 horas | | |
---|
Teórica | Prática | Estágio | Departamento | Semestre Vigente |
---|
68 | 0 | 0 | Educação I | 2007.1 |
Ementa |
---|
Estudo crítico da gênese histórica das Ciências Humanas, tendo em vista investigar a fundamentação última, não metafísica, de uma Epistemologia do Educar fundamentada em uma Ontologia radical. Análise das principais matrizes concepcionais e epistemológicas das Ciências Humanas. A Fenomenologia e a tradição gnoseológica. A Hermenêutica e a virada ontológica. A Semiótica e a epistemologia pragmática. A Dialética e a construção sociológica. A Lingüística e a configuração antroplógica. Abordagem polilógica no exercício crítico contemporâneo: delineamentos de possibilidades para uma Epistemologia do Educar na Idade da não-razão. Enucleamento de uma possível criteriologia para o exercício continuado de uma Epistemologia do Educar. A questão aberta da autojustificação nas Ciências Humanas e o jogo dos campos competentes em disputa: a Ética nas relações de poder e dominância. Epistemologia do Educar e Práticas Pedagógicas: desenho de uma investigação aberta e local. |
Programa |
---|
Objetivo |
---|
Não há Objetivo cadastrado |
Conteúdo |
---|
Não há Conteúdo cadastrado |
Bibliografia |
---|
Não há Bibliografia cadastrada |