COMPONENTE CURRICULAR

Componente Curricular
EDCB09 - SOCIEDADE, CULTURA, ESTÉTICA E CONHECIMENTO
Carga Horária - Total: 68 horas  
TeóricaPráticaEstágioDepartamentoSemestre Vigente
6800Educação I2008.1
Ementa
A sociedade e suas múltiplas referências; o conhecimento do elemento de configuração da sociedade contém significado das bases epistemológicas do conhecimento sobre a cultura. Implic. Educ. do pluralismo cultural. Educação, globalização e desenvolvimento social. Conhecimento, currículo e políticas culturais. Abordagem histórico-antropológica da epistemologia, com ênfase na aproximação estética entre os processos sociais de produção e difusão de saberes e conhecimentos e a produção cultral. Nesta aproximação, Nesta aproximação, importa inventariar e vivenciar os diferentes processos e meios desenvolvidos (métodos) na relação sujeito-objeto-do-conhecimento que emergem na história e nos contextos sociais. A vocação crítica da antropologia. Principais matrizes da antropologia? séc XIX e XX (evolucionismo, culturalismo, funcionalismo e estruturalismo). A atitude antropológica e o trabalho de campo (em tempos de rede sem fronteiras). Antropologia cultural. A cibercultura e o surgimento de novas formas de sociabilidade. Analisar as categorias da teoria crítica no momento de sua sistematização; estudar as possibilidades concretas da aplicação da teoria crítica na pesquisa e na educação. A antinomia do pensamento iluminista: civilização x barbárie, a romântica sedução da barbárie, a descoberta do povo. Como a antropologia nos ajuda a entender a contemporaneidade: a cultura, técnica e sociedade; cibercultura e sociabilidade. O debate modernidade, pós-modernidade, a desordem: o movimento do novo e da complexidade.
Programa
Objetivo
Não há Objetivo cadastrado
Conteúdo
Não há Conteúdo cadastrado
Bibliografia
Não há Bibliografia cadastrada


Lista de Turmas
Náo há oferta de turmas para o semestre.