COMPONENTE CURRICULAR

Componente Curricular
ENF540 - O CUIDADO DE ENF NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO
Carga Horária - Total: 170 horas  
TeóricaPráticaEstágioDepartamentoSemestre Vigente
102680Enfermagem Médico-Cirúrgica e Administra2005.1
Ementa
Estuda o ser humano em seu processo vital em interação com o meio ambiente físico, sócio-cultural, político e econômico, compreendendo a atenção integral ao indivíduo, família e comunidade em seus aspectos éticos e bioéticos, na promoção, prevenção e recuperação da saúde, enfatizando-a como fator integrante da qualidade de vida.
Programa
Objetivo
Analisar as etapas do ciclo vital humano sob a influência do meio ambiente físico, sociocultural, político e econômico; compreender a atenção integral ao indivíduo, família e comunidade considerando a qualidade de vida; analisar e refletir sobre aspectos éticos e bioéticos que envolvem a atenção integral ao indivíduo, família e comunidade nas etapas do ciclo vital humano.
Conteúdo
Teorias de enfermagem. O homem em seu processo de desenvolvimento: aspectos históricos, antropológicos, políticos, sociais, econômicos e culturais. Aspectos da atenção integral ao indivíduo: o processo de cuidar/assistir. Fatores integrantes da qualidade de vida. Formação e funções da família, sua influência na saúde individual e grupal. Organização da atenção à saúde e o processo de desenvolvimento humano. Papel das organizações sociais sobre o processo de saúde/doença. Aspectos ético e bioéticos que envolvem indivíduo, família e comunidade.
Bibliografia
BRASIL: Manual para organização da Atenção Básica/Secretaria de Assistência à Saúde. Ministério da Saúde, 1999. /////// BRASIL-MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Assistência à Saúde. Coordenação de Saúde da Comunidade. Saúde da Família: uma estratégia para reorientação do modelo assistencial. Brasília: Ministério da Saúde, 1997. /////// -------------Definições de cuidar e assistir: uma mera questão semântica. Revista Gaucha de Enfermagem. Porto Alegre, vol.19, nº1, 1998.


Lista de Turmas
Náo há oferta de turmas para o semestre.