COMPONENTE CURRICULAR

Componente Curricular
ENF541 - VIOLENCIA E SAUDE
Carga Horária - Total: 34 horas  
TeóricaPráticaEstágioDepartamentoSemestre Vigente
3400Enfermagem Comunitária2004.1
Ementa
Estuda as diversas teorias sobre violência e a intervenção desta na saúde do ser humano em seu processo de desenvolvimento.
Programa
Objetivo
Conhecer e analisar as concepções teóricas de agressão e violência humana; as implicações da violência para a saúde , a morbi-mortalidade por causas violentas no Brasil: os vários tipos de violência (doméstica, institucional, social e política) a relação entre violência, drogas ilícitas e lícitas; as propostas políticas e os programas de prevenção da violência.
Conteúdo
Concepções teóricas da agressão e violência humana. A violência humana em uma perspectiva histórica. Epidemiologia da Violência (morbi-mortalidade). Enfoques sobre a violência estrutural. Enfoques sobre a violência doméstica. Família e sua constituição. Violência Intrageracional. Violência e gênero. Violência Institucional. A Violência nos diversos grupos etários (criança, adolescente, adulto, idoso). Violência e Saúde. Políticas e programas de prevenção da violência.
Bibliografia
ARENDT, H. Sobre a violência. Trad. André Duarte. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1994. /////// BERGER, Louise. M. de & DANIELLE, M. Pessoas idosas - uma abordagem global. Processo de enfermagem por necessidade. Lisboa: Lusodidacta, 1995. /////// BORMAN, L.H. Teoria do comportamento humano. São Paulo: Camões Ltda.,1967.


Lista de Turmas
Náo há oferta de turmas para o semestre.