COMPONENTE CURRICULAR

Componente Curricular
FAR004 - ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL DE FARMÁCIA E DROGARIA
Carga Horária - Total: 51 horas  
TeóricaPráticaEstágioDepartamentoSemestre Vigente
5100Medicamento2005.2
Ementa
Importância de cada uma das áreas operacionais, a necessidade de se operar nas organizações farmacêuticas: farmácia e drogaria, como unidades produtoras e distribuidoras de medicamentos e correlatos, frente às dinâmica da atualidade e das circunstâncias, em função das exigências do mercado e de influências dos fatores externos e internos, no sentido de ter constantes bons resultados para a organização como um todo. Abordagens contemporâneas na área administrativa, aspectos organizacionais em farmácia e drogaria como objeto de análise. Desenvolvimento da capacidade empreendedora, com ênfase no estudo do perfil empreendedor, nas técnicas de identificação e aproveitamento de oportunidades, na aquisição e gerenciamento dos recursos necessários aos empreendimentos na área de saúde. Metodologia de elaboração do Plano de Negócio.
Programa
Objetivo
Analisar a importância da Farmácia e Drogaria como organização empresarial e sua função social. Analisar a legislação específica que dispõe sobre o controle sanitário do comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos. Identificar as exigências legais para abertura e funcionemento de Farmácia e Drogaria. Estudar as noções introdutórias da Administração, focalizando a divisão quadripartida dos processos dministrativos , a saber: planejamento, organização, direção e controle aplicados à Farmácia e Drogaria. Compreender a ação administrativa nos principais setores funcionais na Farmácia e Drogaria: Produção, Materiais, Financeiro, Marketing e Pessoal. Analisar a visão integrada de racionalização dos elementos da cadeia produtiva do segmento da saúde em uma abordagem sistêmica. Estudar noções preliminares de Administração como meio indispensável para que a Farmácia e Drogaria alcencem seus fins. Salientar a importânciam dos conhecimentos administrativos visando o aperfeiçoamento da sua formação profissional na área da saúde. Sistematizar os principais conceitos e características da gestão empresarial em organizações na saúde: Farmácia e Drogaria. Desenvolver nos acadêmicos habilidades de análise crítica de situações organizacionais na área da saúde, Farmácia e Drogaria, possibilitando tanto uma forma empreendedora de gerenciar organizações, como tambem a capacidade de discernir sobre o uso de diferentes teorias e práticas gerenciais. Reconhecer a importância da atividade empreendedora: fundamentos da iniciativa empresarial na Farmácia e Drogaria. Instrumentalizar o acadêmico em métodos e técnicas fundamentais para elaboração e apresentação de um Plano de Negócios para empreendimentos na área de Farmácia e Drogaria, possibilitando uma visão da atividade empreendedora.
Conteúdo
A Farmácia e a Drogaria como organização empresarial. Análise dos aspectos das legislações relacionadas a Farmácia e Drogaria; A gestão empresarial de Farmácia e Drogaria como organizações na área da saúde no sistema econômico. Abordagem conceitual do conhecimento administrativo na Farmácia e Drogaria como organizações na área de saúde. Empreendedorismo: atividade empreendedora com os fundamentos da iniciativa empresarial.
Bibliografia
BULGACOV, S. (org.). Manual de gestão empresarial. São Paulo: Atlas, 1999. / CHIAVENTO< I. Administração: teoria, processo e prática. 3ª edição. São Paulo: Makron Books, 2000. / COTRIM, Gilberto VBieira. Direito e Legislação: introdução ao Direito. 20ª ed. São Paulo: Saraiva, 1997. / DRUKER, P. F. Inovação e Espírito Empreendedor. 2ª ed. São Paulo: Pioneira, 1987. / _______. O melhor de Peter Drucker: o homem; a administração; a sociedade. São Paulo: Nobel, 2001. / MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à Administração. São Paulo: Atlas, 2000. / MOTTA, F. C. P.; CALDAS, M. P. (org.) Cultura Organizacional e cultura brasileira. São Paulo: Atlas, 1997. / PEREIRA, Heitor José.; SANTOS, Silvio Aparecido dos. (org.). Criando seu próprio negócio: como desenvolver o potencial empreendedor. Brasília: SEBRAE, 1995. / PERETTA, Marcelo Daniel; CICCIA, Graciela Noemi. Reengenharia farmacêutica: guia para implementar a atenção farmacêutica. Trad. Claudio Alejandro Peretta e Rodrigo Motta Magalhães. Brasília:Ethosfarma, 2000. / SILVA, R. O. da. Teorias da Administração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. / SROUR, R. H. Poder, cultura e ética nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1998.


Lista de Turmas
Náo há oferta de turmas para o semestre.