COMPONENTE CURRICULAR

Componente Curricular
FAR141 - QUIMICA FARMACEUTICA III
Carga Horária - Total: 102 horas  
TeóricaPráticaEstágioDepartamentoSemestre Vigente
68340Medicamento2004.1
Ementa
Conhecimentos teóricos e práticos sobre a descoberta, o planejamento e as relações qualitativas e quantitativas entre a estrutura química e a atividade biológica dos fármacos (REA); aspectos da interação entre medicamentos e receptores; fatores físico-químicos relacionados com a absorção, distribuição e eliminação de drogas e seu metabolismo. As principais classes terapêuticas com ênfase em suas REAs e modificações moleculares relacionadas à alteração da atividade biológica, assim como as transformações químicas e metabólicas que interferem na ação terapêutica e no surgimento de efeitos adversos.
Programa
Objetivo
Ao final do curso o aluno deverá estar apto no domínio das seguintes competências e habilidades: Cognitivas: Relacionar conceitos físico-químicos básicos como a ação biológica das diferentes classes de drogas. Conhecer as bases químicas dos mecanismos de ação conhecidos das drogas. Compreender a importância das modificações moleculares no desenvolvimento de novas drogas. Compreender o papel das técnicas de modelagem no desenvolvimento de novas drogas. Relacionar a estrutura química com a disponibilidade, atividade, formas de excreção e metabolismo das principais classes terapêuticas. Compreender, identificar e relacionar o papel da atividade farmacológica com a atenção farmacêutica. PSICOMOTORAS: Representar estruturas, reações e mecanismos de acordo com as notações químicas estabelecidas. Ampliar sua capacidade de comunicação escrita e oral. Exercitar a utilização da informática e suas ferramentas e visualizar e interpretar informações geradas por modelos computacionais tridimensionais. AFETIVAS: Compreender a importância e a função do profissional farmacêutico no sistema de saúde. Valorizar o desenvolvimento de um sistema de saúde harmônico e justo. Valorizar e perceber a importância da ética no relacionamento com os demais profissionais sa equipe de saúde e com os pacientes. Perceber a importância do desenvolvimento da ética diante dos avanços da pesquisa, desenvolvimento e produção de novos fármacos, alimentos e procedimentos na área de saúde e correlatas. Aceitar e apreciar o papel da educação continuada na sua formação como profissional e cidadão.
Conteúdo
TEÓRICO: Introdução e histórico. Aspéctos teoricos da ação dos fármacos: Conceitos de interesse farmacêutico. Onde e como os medicamentos atuam. Propriedades biofarmacêuticas e atividade farmacológica. Relações estrutura-atividade. Metabolismo dos fármacos. Descoberta e desenvolvimento de fármacos. Anestésicos voláteis, locais e adjuvantes de anestesia. Analgésicos opióides e não opióides, medicamentos antienxaquecas. Antiinflamatórios esteroides e não esteroides, antigotosos. Anticonvulsivantes, sedativos e hipnóticos. Agentes neurolepticos, anciolíticos e estimulantes do sistema nervoso central. Agentes antiparkisonianos e relaxantes musculares. Agonistas colinérgicos, inibidores da aceticolinesterase e antagonistas colinérgicos.Drogas adrenérgica. Fármacos que atuam no aparelho cardiovascular, hematopoético e respiratório. Diréticos. Drogas antialérgicas, contra anafilaxia e antiúlcera. Antiparasitários. Antisépticos. Agentes antiinfecciosos. Antibacterianos e drogas para o tratamento da tuberculose e hanseníase. Antifúngicos locais e sistêmicos. Antivirais e antineoplásicos. Hormônios adrenocorticais, sexuais e antagonistas. Drogas que afetam o metabolismo de açúcares e antiipidêmicas. Drogas que atuam na tireoide e fotoquimioterapia. Vitaminas e coenzimas. PRÁTICO : Avaliação do Log P; Ferramentas de busca na internet; Introdução à bioinformática I e II; Modelagem molecular I e II; Estudos computacionais com agentes colinérgicos; Análise de sítio ativo I, II e III; Tecnicas de ensaio virtual (Doking); Apresentação de projetos.
Bibliografia
BARREIRI, E.J. e FRAGA, C.A.M. Química Medicinal. As bases moleculares da ação dos fármacos. Artmed Editora, Porto Alegre, 2001. / DELGADO, J.N. e REMERS, W.A. (ed.) Textbook of organic Medicinal and Pharmaceutical Chemistry. Lippincott-Raven, Philadelphia, 1998. / DICIONÁRIO DE ESPECIALIDADES FARMACÊUTICAS - DEF - Ed. JOrnal Brasileiro de Medicina, 1999/2000. / FOYE, W.O. ; LEMKE, T.C. DAVID, A. Principles of Medicinal Chemistry. 5ª ed., Williams e Wilkins Ed. Baltimore, 2003. / KOROLKOVAS, a. e BURCKHALTER, J.H. Química Farmacêutica. Guanabara Dois, Rio de Janeiro, 1982. / PATRICK, G.L. An Introdution to Medicinal Chemistry. 2ª ed. Oxford University Press, 2001. / RENAME - Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - 2002. Ministério da Saúde. / ROBERTS, S.M. e PRICE, B.J. (editores) Medicinal Chemistry. The role of Organic Chemistry in drug research. Academic Press, Londres, 1985.


Lista de Turmas - Semestre 20241
DiaHorárioTurmaDocenteVinculaçãoTítulo
SEG13:00 às 14:50P01Marcelo Santos CastilhoREGIME JURIDICO UNICODoutorado
SEG14:50 às 16:40P02Marcelo Santos CastilhoREGIME JURIDICO UNICODoutorado
QUA13:00 às 14:50P03Gloria Narjara Santos da SilvaREGIME JURIDICO UNICODoutorado
QUA14:50 às 16:40P04Samuel Silva da Rocha PitaREGIME JURIDICO UNICODoutorado
TER15:45 às 17:35T01Gloria Narjara Santos da SilvaREGIME JURIDICO UNICODoutorado
TER15:45 às 17:35T01Samuel Silva da Rocha PitaREGIME JURIDICO UNICODoutorado
QUI15:45 às 17:35T01Gloria Narjara Santos da SilvaREGIME JURIDICO UNICODoutorado
QUI15:45 às 17:35T01Marcelo Santos CastilhoREGIME JURIDICO UNICODoutorado