COMPONENTE CURRICULAR

Componente Curricular
FAR161 - ANALISE TOXICOLOGICA .DE ALIMENTOS
Carga Horária - Total: 85 horas  
TeóricaPráticaEstágioDepartamentoSemestre Vigente
17680Análises Bromatológicas2004.1
Ementa
Controle e prevenção das causas da intoxicação humana decorrentes da exposição aos xenobióticos potenciais - aditivos contaminantes e alimentos intrinsecamente tóxicos - e que são veiculados com a ingestão dos alimentos.
Programa
Objetivo
O programa prático busca mostrar ao aluno já familiarizado com os conceitos básicos de toxicologia: como se dá a aplicação daqueles conceitos em um programa ideal de "controle de qualidade (toxicológico) de alimentos, a obtenção dos parâmetros como NOEL / IDA / LMP / por via do método denominado "avaliação toxicológica" e, ainda, as limitações e possibilidades práticas para a execução de tal programa. As condições em que os alimentos podem se tornar vetores de exposição humana aos ADITIVOS/CONTAMINANTES e XENOBIÓTICOS NATURALMENTE PRESENTES NOS MESMOS. Os aspectos químico - toxicológicos relevantes de alguns xenobióticos pertencentes aos grupos de substâncias acima citadas. P programa prático visa dar orientação e trinamento aos estudantes que permita capacitá-los para a seleção , padronização e o emprego rotineiro de técnicas usuais de determinação de contaminantes e aditivos na matriz "alimento"; para a compreensão das diversas fases da marcha analítica de um toxicante como: amostragem, tratamento prévio da amostra, análise e interpretação dos resultados, bem como do controle de qualidade analítico; para o uso criterioso de metodologia adequada à resolução de problemas práticos de saúde pública,
Conteúdo
Revisão de Toxicologia. O controle de qualidade ( da sanidade) dos alimentos. Os principais grupos de toxicantes de alimentos.
Bibliografia
MIDIO, A. F.; MARTINS, D. I. Toxicologia de alimentos. Varela, SP, 2000. / VEGA, P. V. Toxicologia de alimentos - OPS, Mexico, 1986. / AZEVEDO, F. A.; CHASIN, A. M. As bases toxicológicas da ecotoxicologia. Intertox, SP, 2003. / PREGNOLATO, W.; PREGNOLATO, N. P. Normas analíticas do Instituto Adolfo Lutz, CBL., SP., 1985.


Lista de Turmas
Náo há oferta de turmas para o semestre.