| Componente Curricular |
|---|
| FCH001 - INTRODUÇÃO À FILOSOFIA |
| Carga Horária - Total: 68 horas | | |
|---|
| Teórica | Prática | Estágio | Departamento | Semestre Vigente |
|---|
| 68 | 0 | 0 | Filosofia | 2004.1 |
| Ementa |
|---|
| Propedêutica à área de Filosofia e Ciências Humanas. Noções elementares sobre Filosofia em geral e de Lógica. Método e Epistemologia no particular, assim como outros temas do mundo contemporâneo numa perspectiva filosófica. |
| Programa |
|---|
| Objetivo |
|---|
| Desenvolver o raciocínio crítico nos estudantes, apresentando-lhes a base para o desenvolvimento das demais ciências. Valorezar a ética no comportamento humano. |
| Conteúdo |
|---|
| A Filosofia como busca do fundamento e do sentido. O nascimento da filosofia ocidental e principais correntes. Ciência e filosofia: relação complexa e unidade intrínseca. A sacralização do conhecimento científico. O advento da Modernidade: racionalidade instrumental e desencantamento do mundo; a sociedade de consumo - prisão na imanência do mundo. A crise da modernidade: o entardecer do século e a fragmentação do homem contemporâneo. Os fundamentos teórico-metodológicos do pensamento contemporâneo que permitem a fundamentação das visões sociais de mundo, ideologias e utopias no conhecimento científico-social. Questões centrais do debate metodológico e epistemológico das ciências sociais modernas - de sua origem aos nossos dias. Exame dos dilemas, contradições e limites, porem, tambem, das das profundas e fecundas contribuições de cada uma das perspectivas metodológicas para a construção de um modelo de objetividade próprio das ciências humanas . |
| Bibliografia |
|---|
| MATTAR, João.(1997). Filosofia e administração. Ed. Makron Books, São Paulo. MONTEIRO,L. (1995) Neomarxismo: indivíduo e subjetividade. Ed. EDUFSC/Educ, Florianópolis/São Paulo. |