Componente Curricular |
---|
FCH001 - INTRODUÇÃO À FILOSOFIA |
Carga Horária - Total: 68 horas | | |
---|
Teórica | Prática | Estágio | Departamento | Semestre Vigente |
---|
68 | 0 | 0 | Filosofia | 2004.1 |
Ementa |
---|
Propedêutica à área de Filosofia e Ciências Humanas. Noções elementares sobre Filosofia em geral e de Lógica. Método e Epistemologia no particular, assim como outros temas do mundo contemporâneo numa perspectiva filosófica. |
Programa |
---|
Objetivo |
---|
Desenvolver o raciocínio crítico nos estudantes, apresentando-lhes a base para o desenvolvimento das demais ciências. Valorezar a ética no comportamento humano. |
Conteúdo |
---|
A Filosofia como busca do fundamento e do sentido. O nascimento da filosofia ocidental e principais correntes. Ciência e filosofia: relação complexa e unidade intrínseca. A sacralização do conhecimento científico. O advento da Modernidade: racionalidade instrumental e desencantamento do mundo; a sociedade de consumo - prisão na imanência do mundo. A crise da modernidade: o entardecer do século e a fragmentação do homem contemporâneo. Os fundamentos teórico-metodológicos do pensamento contemporâneo que permitem a fundamentação das visões sociais de mundo, ideologias e utopias no conhecimento científico-social. Questões centrais do debate metodológico e epistemológico das ciências sociais modernas - de sua origem aos nossos dias. Exame dos dilemas, contradições e limites, porem, tambem, das das profundas e fecundas contribuições de cada uma das perspectivas metodológicas para a construção de um modelo de objetividade próprio das ciências humanas . |
Bibliografia |
---|
MATTAR, João.(1997). Filosofia e administração. Ed. Makron Books, São Paulo. MONTEIRO,L. (1995) Neomarxismo: indivíduo e subjetividade. Ed. EDUFSC/Educ, Florianópolis/São Paulo. |