COMPONENTE CURRICULAR

Componente Curricular
FCH002 - ESTETICA I
Carga Horária - Total: 68 horas  
TeóricaPráticaEstágioDepartamentoSemestre Vigente
34340Filosofia2004.1
Ementa
Reflexão de natureza filosófica sobre a problemática artística envolvendo a criação, consumo e interpretação das obras de arte. Investigação sobre as relações entre arte e tecnologias na contemporaneidade.
Programa
Objetivo
Não há Objetivo cadastrado
Conteúdo
UNIDADE I. Introdução à Estética. Natureza Filosófica da Estética. O artístico e o estético. Arte. Conceito. Considerações Gerais. A Arte e o Homem. Razões do Fazer artístico. A Arte e o Artesanato: Obras de Arte X Objetos de uso. A Arte como atividade criadora : Arte X Criação. A Arte como atividade expressiva: Arte X Expressão. A Arte como atividade Comunicativa : Arte X Comunicação. UNIDADE II . A Obra de Arte. Considerações sobre a natureza da obra de arte. A obra de arte como objeto estético e como objeto de uso. Características da obra de arte. Elementos da obra de arte: Forma e Conteúdo. A obra de arte e sua relação com a realidade. A obra de arte como representação do mundo. A obra de arte como fuga ou negação do mundo. A obra de arte como forma de jogo. UNIDADE III . A Linguagem da Arte Aspectos simbólicos da linguagem artística: símbolos e metáforas. Características da linguagem artística: sua distinção da linguagem discursiva. A interpretação como forma de "leitura" da obra de arte. Fundamentos da interpretação - Decodificação. UNIDADE IV: Arte e Sociedade. A sociedade como fator condicionante da realização artística. A Arte como "produto" social. Aspectos sociais da arte. O problema da liberdade da arte. Arte engajada X Arte pela Arte. O Homem e o Artista - O autor e o indivíduo.
Bibliografia
BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. In: Os Pensadores. Trad. de Antônio da Costa e Lídia do Varre. , SANTOS, Leal. São Paulo. Abril Cultura, 1974. /////// BARTHES, Roland. Crítica e Verdade. Trad. de Geraldo Gerson de Souza. São Paulo: Perspectiva, 1970. /////// BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica. Arte e Política. Obras Escolhidas. vol. 4. Trad. de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1988. /////// CALABRESE, Omar. A Linguagem da Arte. Trad. Armandina Pulga. Lisboa: Presença, 1986. /////// CROCE, Benedito. Breviário de Estética. Trad. de Miguel Ruas. 6ª ed. São Paulo: Athenas, 1947. /////// DUFRENNE, Mikel. Estética e Filosofia. Trad. de Roberto Figurelli. São Paulo: Perspectiva, 1972. /////// ECO, Humberto. Obra Aberta. Forma e Indeterminação nas poéticas contemporâneas. Trad. de Givanni Cutolo. São Paulo: Perspectiva, 1966. /////// FISCHER, Ernst. A Necessidade da Arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1966. /////// HEGEL, G. W. F. Estética. 7 vols. Lisboa: Guimarães Editores, 1962. /////// JIMENEZ, Marc. O que é estética? São Leopoldo: Rs. Ed. Unisinos, 1999.


Lista de Turmas
Náo há oferta de turmas para o semestre.