COMPONENTE CURRICULAR

Componente Curricular
FCH317 - ETNOLOGIA DO BRASIL
Carga Horária - Total: 68 horas  
TeóricaPráticaEstágioDepartamentoSemestre Vigente
6800Antropologia e Etnologia2004.1
Ementa
Estudos dos grupos sociais e étnicos básicos na formação da sociedade brasileira.
Programa
Objetivo
Rever os conceitos básicos da Antropologia como: cultura, etnia. identidade étnica. etnicidade. Despertar o interesse do aluno para o estudo da problemática indígena e racial do Brasil. Atentar para as tendências da investigação sócio-antropológica nos campos da cultura, economia e estrutura dos grupos sociais. refletir sobre a questão da identidade do brasileiro, considerando as particularidades e especificidades da cultura nacional. Pensar a diversidade da cultura em relação aos povos imigrantes chegados ao Brasil e aqui instalados, convivendo com a sociedade nacional. Estimular o debate sobre as tendências temáticas concernentes ao estudo dos grupos étnicos formadores da cultura brasileira em especial os africanos e afro-descendentes.
Conteúdo
Etnologia, âmbito e conceituação. Objetos e abordagens. Etnologia, Etnografia e Antropologia, etapas de uma mesma pesquisa. Cultura, Etnia, Grupo Étnico, Identidade Étnica, Etnicidade. Cultura e Sociedade. Raça, cultura e sociedade. Ideologias e usos dos termos conforme as tendências e as modernas teorias e concepções. Formação sócio-cultural brasileira: os grupos, as sociedades rurais e urbanas. Os estudos recentes das culturas indígenas no Brasil. Aculturaççoes e reações étnicas diferenciais. Africanos e Negros na Sociedade Brasileira. Os Imigrantes no Brasiol. Situação regional e social dos Imigrantes. Índios, negros e brancos no Sul do Brasil. Sociedades urbanas. Comunidades urbanas. Mudança social, modernização. Indigenismo e Colonialismo. O Colonialismo Interno. Destruição do ethos tribal, de população e crescimento vegetativo das sociedades indígenas do Brasil. A construção das identidades afro-descendentes na Bahia. Culturas negras e africanas que formam as tendências religiosas e os costumes afro-baianos. Grupos rurais. Capitalismo, colonialismo e mudanças. O fenômeno do Caboclismo. O Índio e o Caboclo da Amazônia no século XX. O homem e aterra: demarcação das terras indígenas. Como vivem hoje os índios ocupantes das áreas de reserva. A construção das identidades e a multiplicidade das culturas no Brasil atual.
Bibliografia
ARAUJO, Joel Zito. Identidade Racial e os estereótios... Tirando a máscara ensaios sobre o racismo no brasil. São Paulo: Paz e Terra, 2000.///////////// BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Identidade e Etnia. Construção da pessoa e resistencia cultural. São Paulo: Brasiliense, 1986.///////////////// CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. Identidade Etnia e Estrutura Social . São Paulo: Pioneira Editora, 1976.////////////____________. A SOCIOLOGIA NO BRASIL INDÍGENA. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro. Brasília Editora UNB,1978.///////// CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. Antropologia do Brasil. Mito, História e Etnicidade. São Paulo: Brasiliense, 1986.//////////////// LARAIA, Roque de Barros. Nossos contemporâneos Indígenas. A Temática Indígena na Escola. Brasília: MEC/MARI/UNESCO, 1995.//////////////////LESSER, Jefrey. A negociação da identidade nacional. Imigrantes, Minorias e a luta pela Etnicidade no Brasil. São Paulo: UNESCO, 2001./////////////// MELATTI, Júlio César. Índios no Brasil. São Paulo: Hucitec, 1989.////////////////ORTIZ, Renato . Da raça à cultura: mestiçagem nacional. Cultura Brasileira e Identidade Nacional. São Paulo: Brasiliense./////////// RAMOS, Jair de Souza. Dos males que Vêm com o sangue: as representações raciais e a categoria do imigrante desejável nas concepções sobre imigração da década de 20. Raça, Ciência e Sociedade. R. J.FIOCRUZ/CCBB. RIBEIRO Darcy. O Povo Brasileiro: evolução e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995./// SCHWARCZ, Lília Moritz. Raça e Diversidade. São Paulo: EDUSP.//////////////// ___________. O Espetáculo das Raças. Cientistas, instituições e a questão racial no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.///// TOMAS, Louis-Vincent. A Etnologia, mistificações e desmistificações. História da Filosofia, Idéias e Doutrinas. François Châtelet. Vol. 7, Rio de Janeiro: Zahar, 1981.


Lista de Turmas
Náo há oferta de turmas para o semestre.