O objetivo deste curso é fazer uma abordagem nas emoções da (e na) pós-modernidade, trabalhando com: amor, medo, vergonha, inveja, ciúme, solidão, insegurança, morte, alegria, riso, nostalgia, juventude, velhice, revolta, ódio, horror, fé, devoção, tesão, libertinagem, liberdade, mas também racionalidade, cálculo, frieza etc. As abordagens são em contextos bem definidos, a partir da literatura sociológica e ficcional em que situações e personagens serão destacados para examinar sociologicamente os fenômenos das emoções humanas na simples e inelutável trajetória que faz da velhice uma recordação da vida, e da vida um percurso para a velhice e isso quando a morte não o interrompe em seu curso. A vida dos indivíduos, de grupos e de sociedade, examinando costumes, modos de ser e de estar-no-mundo, visões de mundo; habitus e estratégias sentimentais e emocionais (as emoções são linguagens dos sentimentos) nas diferentes classes sociais e em diferentes épocas. Assim, infância (Lewis Carroll e Monteiro Lobato), a juventude, a maturidade e a velhice serão estudas em função dos extremos: amor, indiferença e ódio, nos jogos de corpo e alma na compreensão do Ser na pós-modernidade.
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