| Componente Curricular |
|---|
| HACA78 - OFICINA DE TEXTOS ACADÊMICOS E TÉCNICOS EM SAÚDE |
| Carga Horária - Total: 60 horas | | |
|---|
| Teórica | Prática | Estágio | Departamento | Semestre Vigente |
|---|
| 60 | 0 | 0 | Instituto de Humanidades, Artes e Ciências | 2023.1 |
| Ementa |
|---|
| O planejamento e execução da produção de textos academicos e tecnicos no campo da saude: resenha, artigo ensaio, projeto, relatorio, etc. Pesquisa bibliografica (fichamento de leitura), definição de problema e de objetivos de projetos de pesquisa ou intervenção na area de saude. Construção do texto: normas tecnicas especificas para cada tipo de produto. Estilos literários e textos científicos: distinções e interfaces. |
| Programa |
|---|
| Objetivo |
|---|
| Identificar, planejar e produzir textos acadêmicos e técnicos em saúde, considerando os diferentes momentos, atores e modos de construção dos textos. |
| Conteúdo |
|---|
| 1) Identificar e diferenciar textos acadêmicos e técnicos no campo da saúde, destacando as condições de produção dos mesmos (momento e lugar, potenciais leitores, posição social dos participantes, finalidades da comunicação, etc);
2) Formular tópicos, problemas e objetivos de pesquisa ou intervenção no campo da saúde;
3) Identificar, organizar e usar fontes de informação disponíveis em bibliotecas e internet;
4) Escrever textos em saúde, considerando normas técnicas, argumentos, organização e estilos.
|
| Bibliografia |
|---|
| Bibliografia básica
1. BOOTH, W.C.; COLOMB, G.G.; WILIAMS, J.M (2000). A arte da pesquisa. São Paulo, Martins Fontes, 351 p.
2. GOLDSTEIN, N.; LOUZADA, M.S.; IVAMOTO, R (2009). O texto sem mistério: leitura e escrita na universidade. São Paulo: Editora Ática
Bibliografia complementar
1. ECO, U. (1999) Como se faz uma tese. 15ª Ed. São Paulo: Perspectiva. Cap. 2 e 5.
2. LAVILLE, C.; DIONNE, J. (1999). A construção do saber. Manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Editora UFMG/ArtMed
3. MARCUSCHI, L.A (2008). Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial.
4. MINAYO, M.C. S. (1993) O Desafio do Conhecimento. Pesquisa Qualitativa em Saúde. São Paulo-Rio de Janeiro: Hucitec-ABRASCO
5. TOBAR,F.; ALOUR,M.R.(2001).Como fazer teses em Saúde Pública: conselhos e idéias para formular projetos e redigir teses e informes de pesquisa.
|