COMPONENTE CURRICULAR

Componente Curricular
HACB20 - SEMINARIOS INTERDISCIPLINARES DE PESQUISA EM SAUDE
Carga Horária - Total: 60 horas  
TeóricaPráticaEstágioDepartamentoSemestre Vigente
6000Instituto de Humanidades, Artes e Ciências2023.1
Ementa
Politica de ciencia e tecnologia em saude: problemas, prioridades, linhas e grupos de pesquisa em atividade no Brasil. Mapeamento do estado da arte em termos da produção científica recente no campo da saude no Brasil e na Bahia.
Programa
Objetivo
Este seminário pretende discutir as principais questões epistemológicas do conhecimento científico no mundo ocidental, focalizando seus efeitos na construção de saberes sobre saúde-doença-cuidado, a partir de exposição dos alunos a temas e autores da Epistemologia em geral e leitura orientada de clássicos da epistemologia particular do campo da Saúde.
Conteúdo
As vidas e obras de Platão, Aristóteles, Bruno, Galileu, Descartes, Pascal, Marx-Engels, Freud, Wittgenstein, Popper e Kuhn revelam tensões que, na história do pensamento ocidental, propiciaram a constituição de saberes sistemáticos que atualmente legitimam-se como científicos. Visando a problematizar essa questão, o presente curso compreende quatro módulos: MÓDULO I: Raízes MÓDULO II: Tensão Congênita MÓDULO III: Aberturas epistemológicas MÓDULO IV: Clássicos da Epistemologia em Saúde Pretende-se, enfim, demonstrar que a tensão cartesianismo e pascalismo é congênita ao pensamento ocidental e permanece latente nas polaridades disciplinaridade vs inter/trans-disciplinaridade, reducionismo vs holismo, determinação vs acaso, simplicidade vs complexidade, que animam as ciências que operam o campo da saúde na sociedade contemporânea. Observação: Este componente curricular integra o eixo Metodologia dos programas de formação do ISC e do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde do IHAC, formado pelos seguintes CCs: HAC-B20 - Seminários Interdisciplinares de Pesquisa em Saúde; ISC-A49 - Seminários Interdisciplinares em Saúde Coletiva; ISC-540 - Epistemologia e Metodologia em Saúde Coletiva;
Bibliografia
1. Arouca, Antonio Sérgio. O Dilema Preventivista. São Paulo: EDUNESP, 2003 [1975]. 2. Canguilhem, Georges. O Normal e o Patológico. São Paulo: Forense Universitária, 2006 [1943]. 3. Descartes, René. O Discurso do Método. São Paulo: Nova Cultural, 1999 (Coleção Os Pensadores: Descartes). (http://www.scribd.com/doc/14893702/Descartes-Discurso-do-Metodo-trad-Jaco-Guinsburg-e-Bento-Prado-Jr-com-notas-de-Gerard-Lebrun-publicacao-autorizada-pelos-detentores-dos-direitos) 4. Foucault, Michel. O Nascimento da Clínica. São Paulo: Forense Universitária, 2008 [1966]. 5. Konder, Leandro. O que é Dialética. São Paulo: Brasiliene, 1987. (http://www.scribd.com/doc/6985884/Leandro-Konder-o-Que-E-DialEtica) 6. Kuhn, Thomas. A Estrutura das Revoluções Científicas. São Paulo: Perspectiva, 1997 [1962]. 7. Pascal, Blaise. Pensamentos. São Paulo: Nova Cultural, 1999 (Coleção Os Pensadores: Pascal). (http://ebookbrowse.com/pascal-pensamentos-pdf-d45563612) 8. Popper, Karl. A Lógica da Descoberta Científica. São Paulo: Cultrix, 1993 [1936]. 9. Samaja, Juan. Epistemologia de la Salud. Buenos Aires: Lugar Editorial, 2007 [2004].


Lista de Turmas
Náo há oferta de turmas para o semestre.