Componente Curricular |
---|
HACB43 - BASES HISTÓRICAS E CONCEITUAIS DA UNIVERSIDADE |
Carga Horária - Total: 34 horas | | |
---|
Teórica | Prática | Estágio | Departamento | Semestre Vigente |
---|
34 | 0 | 0 | Instituto de Humanidades, Artes e Ciências | 2011.2 |
Ementa |
---|
Iniciativas pré-socráticas de associar o ensino com a pesquisa, experiência de Mileto, a Escola de Pitágoras e o ambiente cultural nas cidades-Estado gregas nos séculos VI e V A.C. A academia de Platão e o Liceu de Aristóteles e o ambiente cultural do período clássico do apogeu ateniense. A Escola de Alexandria e as experiências romanas. As escolas da Alta Idade Média e a universidade medieval "Universitas". O nascimento e a emergência das sociedades e academias científicas. O fortalecimento universitário com Cromwell e as academias protestantes dissidentes no século XIX. Modelos e tipologia de universidades contemporâneas. A universidade rasileira, evolução, consolidação e reformas. |
Programa |
---|
Objetivo |
---|
Não há Objetivo cadastrado |
Conteúdo |
---|
Não há Conteúdo cadastrado |
Bibliografia |
---|
Bacon, F. Advancement of learning, First Book e Novum organum, First Book. Chicago: Encyclopaedia Brittanica-Great Books of the Western World, 1952 (Aforismos sobre a interpretação da Natureza e do Reino dos Homens, pgs. 32 a 98) na coleção "Os Pensadores" / Nova Cultural, 1996/99. /////// BAIARDI, A. Sociedade e Edtado no apoio à Ciência e à tecnologia. São Paulo: HUCITEC, 1997. /////// CHARLE, C. e VERGER, J. História das Universidades. São Paulo: Editora UNESP, 1996. |