COMPONENTE CURRICULAR

Componente Curricular
HACB58 - POLÍTICA, PLANEJAMENTO E GESTÃO DE C, T & I
Carga Horária - Total: 34 horas  
TeóricaPráticaEstágioDepartamentoSemestre Vigente
3400Instituto de Humanidades, Artes e Ciências2011.2
Ementa
Nome completo da dosciplina: POLÍTICA, PLANEJAMENTO E GESTÃO DE C, T & I EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. Ementa: Conceito de Estado e de Políticas Públicas. Introdução à intervenção estatal, planejamento e fundamentos da gestão pública. A construção do Estado Interventor no Brasil. Estado e planejamento no Brasil. O conceito de C&T, o processo inovativo e a função C&T no estado contemporâneo. Categorias de inovação e sua importância para a competitividade e para o bem-estar. A visão da intervenção dirigida para o desenvolvimento científico e tecnológico. A criação do CNPQ e o fomento à pós-graduação no Brasil. A criação da CAPES e da FINEP e a complexificação do sistema brasileiro de C&T. Os Planos Básicos de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, PBDCTs. A criação do MCT e do Conselho Nacional de C&T. Vicissitude na constituição retardatária do Sistema Nacional de Inovação no Brasil. A visão da intervenção dirigida para o desenvolvimento da C&T&I: planejamento, programas de pesquisa, prospecção tecnológica, avaliação, administração de recursos humanos, comunicação e difusão, transferência de tecnologia, redes de cooperação e relação com o setor privado e com o mercado. Os fundos setoriais, as FAPs e as mudanças na estrutura de financiamento da C&T&I no Brasil. Criação da ABDI e do SIBRATEC.
Programa
Objetivo
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Conteúdo
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Bibliografia
AFFONSO, R. A ruptura do padrão de financiamento do setor público e a crise do planejamento no Brasil nos anos oitenta. Planejamento e Políticas Públicas, nº 4, dez. 1990. /////// AZEVEDO, F. Introdução. In: AZEVEDO, F. (Org.) As ciências no Brasil. Ri de Janeiro: Editora UFRJ, 1994. /////// BAIARD, A. Sociedade e Estado no apoio à ciência e à tecnologia: uma análise histórica. São Paulo: HUCITEC, 1996.


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