| Atividades mobilizadoras de estudo em grandes ou pequenos grupos, que serão disponibilizadas para aprofundamento teórico-metodológico, artístico e cultural em torno de estudos que dêem sustentação à formulação de projetos, pesquisas e atividades correlatas, visando a aprendizagem e conhecimento no campo da Saúde e do exercício da medicina na contemporaneidade. Neste caso, consideram-se os elementos estruturantes em torno de uma sociedade planetária saudável: Cultura, Saúde e Qualidade de vida. |
| Bibliografia Básica
BARROS, R.B. A cartografia como método de pesquisa intervenção. In: KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. (Orgs.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009ª.p.17-31.
BRASIL. Ministério da Saúde. Cadernos RH Saúde. Brasília: MS, 1994.
BRASIL. Ministério da Saúde. Programa Saúde da Família. Brasília: MS, 2011.
BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção à Saúde. Brasília: MS, 2011.
FERIGATO, S.H.; CARVALHO, S.R. Investigación cualitativa, cartografia y salud: conexiones. Interface- Comunic., Saude, Educ., v.15, n.38, p.663-75, jul./set. 2011.
Bibliografia Complementar
ORLANDI, E.P. Interpretações: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis: Vozes, 1996.
PACHECO, J.; CARVALHO, S.R. A vontade de conhecer o meio: a fronteira clínica-prevenção. In: CARVALHO, S.R.: FERIGATO, S.; BARROS, M.E. (Orgs.). Conexões: Saúde Coletiva e políticas de subjetividade. São Paulo: Hucitec, 2009. P.94-118.
PAIVA, A.C.S. Sujeito e laço social: a produção de subjetividade na genealogia de Michael Foucault. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000.
TEIXEIRA, R.R. Acolhimento num serviço de saúde entendido como uma rede de conversações. In: PINHEIRO, R.; MATTOS, R.A. (Orgs.). Construção da integralidade: cotidiano, saberes e práticas em saúde. Rio de Janeiro: IMS-UERJ-Abrasco, 2003.p.89-111.
TURATO, E.R. Métodos qualitativos e quantitativos na área de saúde: definições, diferenças e seus objetos de pesquisa. Rev. Saúde Pública, v.39, n.3, p507-14, 2005.
|