Componente Curricular |
---|
LET054 - INGLES INSTRUMENTAL II N-100 |
Carga Horária - Total: 51 horas | | |
---|
Teórica | Prática | Estágio | Departamento | Semestre Vigente |
---|
51 | 0 | 0 | Letras Germânicas | 2004.1 |
Ementa |
---|
Leitura e compreensão de textos informativos em língua inglesa. |
Programa |
---|
Objetivo |
---|
A disciplina visa: 1 - à utilização de estratégias de leitura e compreensão de textos acadêmicos, científicos e de interesse geral de complexidade gradativamente maior, ampliando os conhecimentos lexicais e estruturais do aluno através do estudo de novos aspectos da lingua inglesa não tratados na disciplina LET053- Inglês Instrumental I; 2 - ao desenvolvimento da capacidade de observação, reflexão e crítica; 3 - à apresentação de novas estruturas da lingua inglesa que não foram vistas na disciplina LET053- Inglês Instrumental I. |
Conteúdo |
---|
Aspectos lexicais e estruturais do inglês. Estratégias: 1 - aspectos gráficos como forma de predição do tema central do texto. 2 - palavras cognatas. 3 - palavras repetidas. 4 - "skimming". 5 - palavras-chaves. 6 - tópico frasal. 7 - referência contextual. 8 - elementos de conexão contextual . Caberá ao professor da disciplina a seleçãode aspectos que sejam relevantes ao curso e que complementem aqueles já apresentados na disciplina LET053-Inglês Instrumental I |
Bibliografia |
---|
Caberá ao prfessor a seleção de textos relevantes para a disciploina e que apresentem um grau de dificuldade cada vez maior para que haja uma ampliação do contato com novas estruturas e uma maior aplicação das estratégias de leitura. ALLIANDRO, H. Dicionário escolar inglês-português. Rio de Janeiro: Ao livro técnico, 1995. PINTO, Dilce et al. Compreensão inteligente de textos. Grasping the meaning. Rio de Janeiro: Ao livro técnico, 1991. v. 1 e 2. TAYLOR, J. Nova gramática da lingua inglesa. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1995. |