COMPONENTE CURRICULAR

Componente Curricular
MATE94 - ENGENHARIA DE SOFTWARE EXPERIMENTAL
Carga Horária - Total: 51 horas  
TeóricaPráticaEstágioDepartamentoSemestre Vigente
5100Ciência da Computação2014.1
Ementa
Software, sua naturez e características . Conceituação de engenharia de software (ES), experimentação e engenharia e engenharia de software experimental (ESE). Introdução à engenharia de software experimental. Experimentos controlados em ES. Métodos estatísticos e análise de dados em ESE. Noções de métodos qualitativos em ESE. Noções de coleta e análise de dados qualitativos em ESE. Surveys e estudos de campo em ES. Estudos de caso em ES. Engenharia de software baseada em evidências, revisões e mapeamentos sistemáticos.
Programa
Objetivo
GERAL : Compreender a importância da experimentação em engenharia de software. Ser capaz de desenhar estudos experimentais em engenharia de software. Ser caoaz de analisar criticamente os resultados de estudos experimentais em engenharia de software. ESPECÌFICOS : Ser capaz de selecionar e planejar o uso de métodos experimentais em engenharia de software. Ser capaz de desenhar e executar experimentos controlados em engenharia de software e áreas afins. SEr capaz desenhar e executar estudos observacionais em engenharia des software e área afins. Ser capaz de executar mapeamentos e revisões sistemáticas. Ter noções de métodos qualitativos e utilização multimétodos em ESE. Ser capaz de analisar criticamente os resultados de estudos experimentais em engenharia de software.
Conteúdo
1. Natureza do software e conceituação de engenharia de software experimental. 2. Introdução à engenharia de software experimental. 2.1. método científico. 2.2. Aplicando o método científici em engenharia de software. 2.3. Tipos de estudo. 2.4. Estudo in-viytro e in-vivo. 2.5. O processo de experimentação. 3. Experimentos controlados. 3.1. Definição de estudos experimentais, questões de pesquisa e hipóteses. 3.2. Tipos de variáveis e sua medição. 3.3 Definindo unidades experimentais e amostras. 3.4. Projetos experimentais. 3.5. Artefatos experimentais (formulários de consentimento, caracterização de participantes, artefatos de coleta de dados e obtenção de retroalimentação). 3.6. Exemplos de experimentos controlados. 4. Métodos estatísticos e análise de dados em ESE. 4.1.Hipóteses, variáveis e escalas. 4.2 Análise descritiva, tabular e gráfica. 4.3. Teste de hipóteses e inferência. 4.4. Exemplos reais. 5. Estudos de campo e estudos de caso. 6. Introdução aos métodos qualitativos. 6.1. Tipos de Estudos Qualitativos. 6.2. Coleta e Análise de Dados Qualitativos. 7. Engenharia de Software baseada em evidências. 7.1. Mapeamentos sistemáticos . 7.2. Revisões sistemáticas. 7.3. Exemplos reais.
Bibliografia
Artigos científicos diversos. /////// WOHLIN, C. Experimentation in Softwaew Engineering, Kluwer Academic Publishers, 2012. 2ª ed. /////// JURISTO, N. and MORENO, A. Basics of Software Engineering Experimentation. Kluwer Academic Publishers, 2000. ///////


Lista de Turmas
Náo há oferta de turmas para o semestre.