Componente Curricular |
---|
MED626 - PEDAGOGIA E DIDÁTICA ESPECIAL |
Carga Horária - Total: 102 horas | | |
---|
Teórica | Prática | Estágio | Departamento | Semestre Vigente |
---|
68 | 34 | 0 | Medicina | 2004.1 |
Ementa |
---|
Fundamentos da Educação Médica. Realismo, idealismo existencialismo, pragmatismo. O
cartesianismo e o positivismo. Correntes filosóficas em educação médica. Essencialismo,
perenialismo, existencialismo pedagógicos, construtivismo. Valores e educação médica. A
natureza do conhecimento médico. Condutas usuais no processo de ensino-aprendizagem.
Correntes psicológicas na educação médica, abordagem behaviorista, gestáltica, humanista,
psicanalista e holística. Taxionomia dos objetivos educacionais. Técnicas de ensino. Recursos
auxiliares. Medidas de avaliação. Tipos de avaliação. Análise de planejamento de disciplina.
Modelo de currículo médico.
|
Programa |
---|
Objetivo |
---|
Identificar os fundamentos filosóficos e psicológicos da educação , especialmente na área médica. Exercitar o reconhecimento, seleção e aplicação de procedimentos básicos do processo de ensino-aprendizagem. Exercitar conhecimentos, habilidades e atividades pedagógicas simples com alunos de graduação. Avaliar qualitativa e individualmente o desempenho pedagógico discente. |
Conteúdo |
---|
Não há Conteúdo cadastrado |
Bibliografia |
---|
Não há Bibliografia cadastrada |