COMPONENTE CURRICULAR

Componente Curricular
MUSA07 - COMPOSIÇÃO PARA AUDIOVISUAL I
Carga Horária - Total: 51 horas  
TeóricaPráticaEstágioDepartamentoSemestre Vigente
34170Composição, Literatura e Estruturação Mu2009.1
Ementa
Exposição de conceitos e técnicas da composição para audiovisual, bem como de noções de cinema e vídeo. Treinamento, sob a forma de oficina, de concepção e realização de música para algumas cenas de vídeo.
Programa
Objetivo
Não há Objetivo cadastrado
Conteúdo
A importância da cultura musical. Música e drama. Funções dramáticas da música. Decupagem de roteiros para música. Terminologia de filme e aplicação dramática. SMPTE e Time Code. Processo de trilhar um filme: da decupagem à mixagem. Sincronização I. Oficina I.
Bibliografia
ADLER, Samuel. Study of Orchestration. 3ª ed. W. W. Norton, 2002.//////// ALTEN, Stanley R. Audio in Media. 8ª ed. Wadsworth Publishing, 2002.//////// ASCHER, Steven & PINCUS, Edward. The Filmmaker's Handbook: A Comprehensive Guide for the Digital Age. Plume, 2007.//////// BEAUCHAMP, Robin. Designing Sound for Animation. Focal Press, 2005.//////// BLOCK, Bruce. The Visual Story: Seeing the Struture of Film, TV and New Media. Focal Press, 2001./////// BURT, George. The Art of Film Music. Northastern, 1995./////// CHION, Michel & GORBMAN, Claudia. Audio-Vision. Columbia University Press, 1994.//////// DAVIS, Richard. Complete Guide to Film Scoring. Berklee Press, 2000.//////// DONNELY, Kevin. Film and Television Music: The Spectre of Sound. British Film Institute, 2008.///////// HOFFERT, Paul. Music for New Media. Berklee Press, 2007.//////// HOLMAN, Tomlinson. Sound for Digital Video. Focal Press, 2005.//////// KATZ, Bob. Mastering Audio, Second Edition: The Art and Science. Focal Press, 2007.//////// MORGAN, David. Knowing the Score. Harper Paperbacks, 2000.///// OWSINSKI, Bobby. The Mixing Engineer's Handbook. 2ª ed. Artistpro, 2006.//////// PEJROLO, Andrea. Acoustic and MIDI Orchestration for the Contemporary Composer. Focal Press, 2007.//////// PRENDERGAST, Roy M. Film Music: A Neglected Art: A Critical Study of Music in Films. W. W. Norton, 1992.////////RONA, Jeff. The Reel World: Scoring for Pictures. Miller Freeman, 2000.//////// ROSE, Jay. Producing Great Sound for Digital Video. CMB Books, 2002.//////// SIDER, Larry (editor). Soundscape. Wallflower Press, 2003.///////// WHITTINGTON, William. Sound Design and Science Fiction. University of Texas Press, 2007./////// WOJCIK, Pamela R. Soundtrack Available: Essays on Film and Popular Music. Duke University Press, 2001.///////// WYATT, Hilary & AMYES, Tim. Audio Post Production for Television and Film: An introduction to technology and techniques. 3ª ed. Focal Press, 2004.//////// YEWDALL, David L. The Practical Art of Motion Picture Sound. 3ª ed. Focal Press, 2007.


Lista de Turmas - Semestre 20241
DiaHorárioTurmaDocenteVinculaçãoTítulo
a combinar00:00 às 00:00P01Pedro Augusto Silva DiasREGIME JURIDICO UNICODoutorado
QUA10:40 às 12:30T01Pedro Augusto Silva DiasREGIME JURIDICO UNICODoutorado