COMPONENTE CURRICULAR

Componente Curricular
MUSA08 - COMPOSIÇÃO PARA AUDIOVISUAL II
Carga Horária - Total: 51 horas  
TeóricaPráticaEstágioDepartamentoSemestre Vigente
34170Composição, Literatura e Estruturação Mu2009.1
Ementa
Exposição de conceitos e técnicas da composição para audiovisual, bem como de noções de cinema e vídeo. Treinamento, sob a forma de oficina, de concepção e realização de música para algumas cenas de vídeo.
Programa
Objetivo
Não há Objetivo cadastrado
Conteúdo
Sincronização II. Sequenciamento e tempo livre. Transições e sobreposições. Música sobre diálogo e narração. Métodos de trabalho e criação de pré-produções. Música para filmes publicitários. Desenho e som e efeitos sonoros. Princípios de síntese sonora e sampleamento. Música para "novas mídias". Oficina II.
Bibliografia
ADLER, Samuel. Study of Orchestration. 3ª edição. W. W. Norton, 2002./////// ALTEN, Stanley R. Audio in Media. 8ª edição. Wadsworth Publishing, 2002.//////// ASCHER, Steven & PINCUS, Edward. The Filmmaker's Handbook: A Comprehensive Guide for the Digital Age. Plume, 2007.//////// BEAUCHAMP, Robin. Designing Sound for Animation. Focal Press, 2005.////////BLOCK, Bruce. The Visual Story: Seeing the Structure of Film, TV and New Media. Focal Press, 2001./////// BURT, George. The Art of Film Music. Northeastern, 1995.////// CHION, Michel & GORBMAN, Claudia. Audio-Vision. Columbia University Press, 1994.//////// DAVIS, Richard. Complete Guide to Film Scoring. Berklee Press, 2000./////// DONNELY, Kevin. Film and Television Music: The Spectre of Sound. British Film Institute, 2008.//////// HOFFERT, Paul. Music for New Media.Berklee Press,2007. HOLMAN, Tomlinson. Sound for Digital Video. Focal Press, 2005.//////// KATZ, Bob. Mastering Audio, Second Edition: The art and science. Focal Press, 2007.//////// MORGAN, David. Knowing the Score. Harper Paperbacks, 2000./////// OWSINSKI, Bobby. The Mixing Engineer's Handbook. 2ª edição. Artistpro, 2006.////// PEJROLO, Andrea. Acoustic and MIDI Orchestration for the Contemporary Composer. Focal Press, 2007.////// PRENDERGAST, Roy M. Film Music: A Neglected Art: A Critical Study of Music in Films. W. W. Norton,1992.//// RONA, Jeff. The Reel World: Scoring for Pictures. Miller Freeman, 2000./////// ROSE, Jay. Producing Great Sound for Digital Video. CMP Books, 2002.//////// SIDER, Larry (editor). Soundscape. Wallflower Press, 2003.// WHITTINGTON, William. Sound Design and Science Fiction. University of Texas Press, 2007.//////// WOJCIK, Pamela R. Soundtrack Available: Essays on Film and Popular Music. Duke University Press, 2001./////////// WYATT, Hilary & AMYES, Tim. Audio Post Production for Television and Film: An introduction to technology and techniques. 3ª edição. Focal Press, 2004.//////// YEWDALL, David L. The practical Art of Motion Picture Sound. 3ª edição. Focal Press, 2007.


Lista de Turmas
Náo há oferta de turmas para o semestre.