Componente Curricular |
---|
MUSA59 - PERCEPÇÃO MUSICAL I |
Carga Horária - Total: 34 horas | | |
---|
Teórica | Prática | Estágio | Departamento | Semestre Vigente |
---|
17 | 17 | 0 | Composição, Literatura e Estruturação Mu | 2009.1 |
Ementa |
---|
Treinamento com a finalidade do desenvolvimento da capacidade de reconhecer auditivamente melodias, intervalos, harmonias, e figurações rítmicas, traduzindo-os para a notação musical, de realizar solfejos e leituras à primeira vista, e também de identificar timbres de instrumentos diversos. |
Programa |
---|
Objetivo |
---|
Não há Objetivo cadastrado |
Conteúdo |
---|
Intervalos nas escalas maiores. Escalas no modo maior. Escalas no modo menor: primitiva, harmônica e melódica. Tríades maiores, menores, aumentadas e diminutas. Funções no modo maior. Cadências autêntica, plagal e de engano. Ritmo: subdivisões da semínima até quatro semiclocheias. Ditados: melódicos a uma e duas vozes (fáceis). ritmicos a uma e duas vozes (fáceis). Solfejos ritmicos e melódicos a uma e duas vozes. Timbre: identificar os instrumentos da orquestra. Transposição - instrumentos transpositores. |
Bibliografia |
---|
BONA, Pascoal. Método Completo para Divisão. São Paulo e Rio de Janeiro: Irmãos Vitale.///////// KOLNEDER, Walter. Singen, Horen, Scheiben. Eine praktische Musiklehre. Mainz: Schott, 1963. Vol. 1 ///////// POZZOLI, Heitor. Guia Teórico e Prático: para o ensino do ditado musical. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1983. |