COMPONENTE CURRICULAR

Componente Curricular
MUSA60 - PERCEPÇÃO MUSICAL II
Carga Horária - Total: 34 horas  
TeóricaPráticaEstágioDepartamentoSemestre Vigente
17170Composição, Literatura e Estruturação Mu2009.1
Ementa
Nível 2 do treinamento com a finalidade do desenvolvimento da capacidade de reconhecer auditivamente melodias, intervalos, harmonias e figurações rítmicas, traduzindo-os para a notação musical, de realizar solfejos e leituras à primeira vista e também de identificar timbres de instrumentos diversos. Continuação de Percepção Musical I.
Programa
Objetivo
Não há Objetivo cadastrado
Conteúdo
Intervalos nas escalas maiores. Escalas no modo maior. Escalas no modo menor: primitiva, harmônica e melódica. Tríades maiores, menores , aumentadas e diminutas. Funções no modo maior. Cadências autêntica, plagal e de engano. Titmo: subdivisões da semínima até quatro semicolcheias. Ditados: melódicos a uma e duas vozes (fáceis). Ritmicos: a uma e duas vozes (fáceis), Solfejos rítmicos e melódicos a uma e duas vozes. Timbre: identificar os instrumentos da orquestra. Transposição - instrumentos transpositores.
Bibliografia
BONA, Pascoal. Método Completo para Divisão. São Paulo e Rio de Janeiro: Irmãos Vitale. ///////// KOLNEDER, Walter. Singen, Scheiben. Eine praktische Musiklehre. Mainz: Schott, 1963. Vol. 1. ///////////// PAZZOLI, Heitor. Guia Teórico e Prático: para o ensino do ditado musical. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1983.


Lista de Turmas
Náo há oferta de turmas para o semestre.