COMPONENTE CURRICULAR

Componente Curricular
MUSA61 - PERCEPÇÃO MUSICAL III
Carga Horária - Total: 34 horas  
TeóricaPráticaEstágioDepartamentoSemestre Vigente
17170Composição, Literatura e Estruturação Mu2009.1
Ementa
Nível 3 do treinamento com a finalidade de desenvolvimento da capacidade de reconhecer auditivamente melodias, intervalos, harmonias e figurações rítmicas, traduzindo-os para a notação musical, de realizar solfejos e leituras à primeira vista e também de identificar timbres de instrumentos diversos. Continuação de Percepção Musical II.
Programa
Objetivo
Não há Objetivo cadastrado
Conteúdo
Intervalos nas escalas maiores e menores. Escalas no modo maior. Escalas no modo menor: primitiva, harmônica e melódica. Tríades maiores, menores, aumentadas e diminutas: identificar as inversões. Tétrades do modo maior. Funções do modo maior. Cadências autêntica, plagal e de engano, perfeitas e imperfeitas. Modos Litúrgicos, com transposição. Ritmo: subdivisões da semínima até quatro semicolcheias, com síncopes e pausas. Ditados melódicos e ritmicos a uma e duas vozes. Solfejos melódicos nas claves de sol, fá e dó na 3ª linha, em tonalidades maiores, a uma e duas vozes. Timbre: identificar os instrumentos da orquestra.
Bibliografia
BONA, Pascoal. Método Completo para Divisão. São Paulo e Rio de Janeiro: Irmãos Vitale. ///////// HINDEMITH, Paul. Treinamento Elementar para Músicos. 4ª edição . Tradução de Camargo Guarnieri. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1988. ////////// KOLNEDER, Walter. Singen, Horen, Scheibem. Eine praktische Musiklehre. Mainz: Schott, 1963. Vol. 1 e 2.////////// POZZOLI, Heitor. Guia Teórico e Prático: para o ensino do ditado musical. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1983.


Lista de Turmas
Náo há oferta de turmas para o semestre.