Componente Curricular |
---|
MUSA62 - PERCEPÇÃO MUSICAL IV |
Carga Horária - Total: 34 horas | | |
---|
Teórica | Prática | Estágio | Departamento | Semestre Vigente |
---|
17 | 17 | 0 | Composição, Literatura e Estruturação Mu | 2009.1 |
Ementa |
---|
Nível 4 do treinamento com a finalidade de desenvolvimento da capacidade de reconhecer auditivamente melodias, intervalos, harmonias e figurações rítmicas, traduzindo-os para a notação musical, de realizar solfejos e leituras à primeira vista e também de identificar timbres de instrumentos diversos. |
Programa |
---|
Objetivo |
---|
Não há Objetivo cadastrado |
Conteúdo |
---|
Intervalos nas escalas maiores e menores. Escalas no modo maior. Escals no modo menor: primitiva, harmônica e melódica. Tríades maiores, menores, aumentadas e diminutas: identificar as inversões. Tétrades do modo maior. Funções do modo maior. Cadências autêntica, plagal e de engano, perfeitas e imperfeitas. Modos Litúrgicos, com transposição. Ritmo: subdivisões da semínima até quatro semicolcheias, com síncopes e pausas. Ditados melódicos e ritmicos a uma e duas vozes. Solfejos melódicos nas claves de sol, fá e dó na 3ª linha, em tonalidades maiores, a uma e duas vozes. Timbre: identificar os instrumentos da orquestra. |
Bibliografia |
---|
BONA. Pascoal. Método Completo para Divisão. São Paulo e Rio de Janeiro: Irmãos Vitale.///////// HINDEMITH, Paul. Treinamento Elementar para Músicos. 4ª edição. Tradução de Camargo Guarnieri. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1988. ////////// KOLNEDER, Walter. Singen, Horen, Scheiben. Eine praktische Musiklehre. Mainz: Schott, 1963. Vols. 1 e 2. ///////// POZZOLI, Heitor. Guia Teórico e Prático: para o ensino do ditado musical. São Paulo\: Ricordi Brasileira, 1983. |