Componente Curricular |
---|
MUSA63 - PERCEPÇÃO MUSICAL V |
Carga Horária - Total: 34 horas | | |
---|
Teórica | Prática | Estágio | Departamento | Semestre Vigente |
---|
17 | 17 | 0 | Música | 2015.1 |
Ementa |
---|
Nível 5 do treinamento com a finalidade de desenvolvimento da capacidade de reconhecer auditivamente melodias, intervalos, harmonias, e figurações rítmicas, traduzindo-os para a notação musical, de realizar solfejos e leituras à primeira vista e também de identificar timbres de instrumentos diversos. |
Programa |
---|
Objetivo |
---|
Não há Objetivo cadastrado |
Conteúdo |
---|
Intervalos. Escalas nomodo maior e menor. Escalas exóticas. Modos Litúrgicos. Tríades e tétrades do modo maior e menor. Funções no modo maior e menor. Cadências autêntica, plagal e de engano, perfeitas e imperfeitas. Cifras usadas em música popular. Ritmo: compassos simples e compostos (subdivisões da semínima pontuada, até seis semicolcheias). Ditados melódicos e ritmicos a uma e duias vozes, nos modos maiores e menores. Ditados melódicos e rítmicos ao mesmo tempo (duas vozes). Solfejos rítmicos a uma e duas vozes. Solfejos melódicos nas claves de sol, fá e dó na 3ª linha, em tonalidades maiores e menores, a uma e duas vozes. Timbre: identificar os instrumentos da orquestra e suas combinações. |
Bibliografia |
---|
BONO, Pascoal. Método Completo para Divisão. São Paulo e Rio de Janeiro: Irmãos Vitale. ////////// HINDERMITH, Paul. Trinamento Elementar para Músicos. 4ª ed. Tradução de Camargo Guarnieri. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1988. ///////// LIEBERMAN, Maurice. Ear Training and Sight Singing. New York: W.W. Norton & Company, 1959. /////////// OTTMAN, Roert W. Music for Sight Singing. Englewood Cliffs, N.J.: Prentice-Hall. PAZZOLI, Heitor. Guia Teórico e Prático: para o ensino do ditado musical. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1983. |