COMPONENTE CURRICULAR

Componente Curricular
MUSA64 - PERCEPÇÃO MUSICAL VI
Carga Horária - Total: 34 horas  
TeóricaPráticaEstágioDepartamentoSemestre Vigente
17170Música2015.1
Ementa
Nível 6 do treinamento com a finalidade de desenvolvimento da capacidade de reconhecer auditivamente melodias, intervalos, harmonias e figurações rítmicas, traduzindo-os para a notação musical, de realizar solfejos e leituras à primeira vista e também de identificar timbres de instrumentos diversos. Continuação de Percepção Musical V.
Programa
Objetivo
Não há Objetivo cadastrado
Conteúdo
Intervalos. Escalas no modo maior e menor. Escalas exóticas. Modos Litúrgicos. Tríades e Tétrades do modo maior e menor. Funções no modo maior e menor. Cadências autêntica, plagal e de engano, perfeitas e imperfeitas. Cifras usadas em música popular. Rítmo: compassos simples e compostos (subdivisões da semínima pontuada, até seis semicolcheias). Ditados melódicos e rítmicos a uma e duas vozes, nos modos maiores e menores. Ditados melódicos e rítmicos ao mesmo tempo (duas vozes). Solfejos rítmicos a uma e duas vozes. Solfejos melódicos nas claves de sol, fá e dó na 3ª linha, em tonalidades maiores e menores, a uma e duas vozes. Timbre: identificar os instrumentos da orquestra e suas combinações.
Bibliografia
BONA, Pascoal. Método Completo para Divisão. São Paulo e Rio de Janeiro:Irmãos Vitale.////////// HINDEMITH, Paul. Treinamento Elementar para Músicos. 4ª ed. Tradução de Camargo Guarnieri. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1988.///////// LIEBERMAN, Maurice. Ear Training and Sight Singing. New York: W.W. Norton & Company, 1959./////////// OTTMAN, Roert W. Music for Sight Singing. Englewood Cliffs,N.J.:Prentice-Hall. //// POZZOLI, Heitor. Guia Teórico e Prático para o ensino do ditado musical. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1983.


Lista de Turmas
Náo há oferta de turmas para o semestre.