Componente Curricular |
---|
MUSA65 - PERCEPÇÃO MUSICAL VII |
Carga Horária - Total: 34 horas | | |
---|
Teórica | Prática | Estágio | Departamento | Semestre Vigente |
---|
17 | 17 | 0 | Composição, Literatura e Estruturação Mu | 2009.1 |
Ementa |
---|
Nível 7 do treinamento com a finalidade de desenvolvimento da capacidade de reconhecer auditivamente melodias, intervalos, harmonias e figurações rítmicas, traduzindo-os para a notação musical, de realizar solfejos e leituras à primeira vista e também de identificar timbres de instrumentos diversos. Continuação de Percepção Musical VI. |
Programa |
---|
Objetivo |
---|
Não há Objetivo cadastrado |
Conteúdo |
---|
Intervalos. Escalas maiores, menores, modais e exóticas. Tétrades do modo maior e menor.Sextas: napolitana, francesa, italiana e alemã. Encadeamentos harmônicos tonais no modo maior. Ritmo: compassos compostos e alternados. Ditados melódicos a uma, duas e três vozes, nos modos maiores, ritmicos: uma e duas vozes; melódicos e ritmicos ao mesmo tempo (duas vozes); modais. Solfejos ritmicos a uma e duas vozes. Solfejos melódicos nas claves de sol, fá e dó na 3[ e 4ª linha, em tonalidades maiores e menores, a uma, duas e três vozes. |
Bibliografia |
---|
BONA, Pascoal. Método Completo para Divisão. São Paulo e Rio de Janeiro: Irmãos Vitale.//////// HINDEMITH, Paul. Treinamento Elementar para Músicos. 4ª ed. Tradução de Camargo Guarnieri. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1988.///////// LIEBERMAN, Maurice. Ear Training and Sight Singing. New York: W.W. Norton & Company, 1959.//////// OTTMAN, Roert W. Music for Sight Singing. Englewood Cliffs, N. J.:Prentice-Hall. //// POZZOLI, Heitor. Guia Teórico e Prático: para o ensino do ditado musical. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1983. |