COMPONENTE CURRICULAR

Componente Curricular
MUSA67 - PERCEPÇÃO MUSICAL IX
Carga Horária - Total: 34 horas  
TeóricaPráticaEstágioDepartamentoSemestre Vigente
17170Composição, Literatura e Estruturação Mu2009.1
Ementa
Nível 9 do treinamento com a finalidade de desenvolvimento da capacidade de reconhecer auditivamente melodias, intervalos, harmonias e figurações rítmicas, traduzindo-os para a notação musical, de realizar solfejos e leituras à primeira vista e também de identificar timbres de instrumentos diversos. Continuação de Percepção Musical VIII.
Programa
Objetivo
Não há Objetivo cadastrado
Conteúdo
Intervalos além da oitava. Tétrades. Sextas: napolitana, francesa, italiana e alemã. Encadeamentos harmônicos tonais no modo maior e menor. Ritmo: compassos compostos e alternados. Modos Litúrgicos. Ditados: melódico a uma, duas, três e quatro vozes (corais), maiores e menores; rítmicos: a uma e duas vozes; melódicos e ritmicos ao mesmo tempo (duas vozes); atonais. Solfejos ritmicos a uma e duas vozes. Solfejos melódicos nas claves de sol, fá e dó na 3ª e 4ª linha, em tonalidades maiores e menores, a uma, duas e três vozes, e atonais a uma voz.
Bibliografia
ARBARETAZ, Marie Claude. Lire la musique par la connnaissance des intervalles. Paris: Editeurs de Musique, 1979. Vol. 1.////////// BONA, Pascoal. Método Completo para Divisão. São Paulo e Rio de Janeiro: Irmãos Vitale.//////// HINDEMITH, Paul. Treinamento Elementar para Músicos. 4ª ed. Tradução de Camargo Guarnieri. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1988. //////////OTTMAN, Roert. Music for Sight Singing. Englewood Cliffs, N. J.: Prentice-Hall.


Lista de Turmas
Náo há oferta de turmas para o semestre.