TEORIA: 1 - Revisão da teoria musical (intervalos, consonâncias, dissonâncias, escalas, modos, acordes e suas classificações, cadências). 2 - Contraponto estrito - as cinco espécies a duas vozes. Foco em notas melódicas. Cânones. 3 - Princípios da harmonia tonal - tríades e suas inversões, condução das vozes. Cifragens. 4 - Encadeamentos de acordes. 5 - Sequências e progressões. 6 - O acorde de 7ª dominante e suas inversões. 7 - Princípios do baixo cifrado e a prática da harmonização do canto dado. 8 - Estudo da melodia. APRECIAÇÃO E ANÁLISE: 1 - Fontes sonoras (vozes, instrumentos, conjuntos). 2 - Melodias em diferentes culturas. 3 - O canto gregoriano. Missas. 4 - O contraponto primevo: tipos de organum e seus posteriores desenvolvimentos. 5 - Madrigais. 6 - O contraponto renascentista. Missas polifônicas e motetos. 7 - Canções dos diversos universos musicais brasileiros. |
ALDWELL, Edward; SCHACHTER, Carl. harmony and Voice Leading. 2ª ed. San Diego: Harcourt Brace Jovanovich, 1989. /////////// BITSCH, Marcel; GALLON, Noël. Traité de contrepoint. Paris: Durand, 1964.////// FORTE, Allen. Tonal Harmony in Concept and Practice. 3ª ed. Nova York: Holt, Rinchart & Winston, 1979.////// GREEN, Douglas. Form in Tonal Music. An Introduction to Analysis. Chicago: Halt,Rinchart & Winston, 1979.//// KOSTKA, Stefan; PAYNE, Dorothy. Tonal Harmony. Nova York: Alfred A. Knopf, 1989. ///////// GROUT, Donald Jay. A History of Western Music. 3ª ed. com Claude Palisca. Nova York: W. W, Norton, 1980.////////// KOECHLIN, Charles. Traité de Harmonie. 3 vol. Paris: Max Esching, 1946./////////// KOHS, E.B. Musical Form: Studies in Analysis and Synthesis. Boston: Houghton Wifflin, 1976. ///////// MICHELS, Ulrich. Atlas de Música. Madrid: Alianza, 1982. ///////// RANDEL, Don Michael. Harvard Dictionary of Music. Belknap Press, 2003. ////// SADIE, Stanley. The New Grove Dictionary of Music and Musicians. Londres: MacMillan, 1980. |