COMPONENTE CURRICULAR

Componente Curricular
MUSA77 - HISTÓRIA DA MÚSICA I
Carga Horária - Total: 51 horas  
TeóricaPráticaEstágioDepartamentoSemestre Vigente
5100Composição, Literatura e Estruturação Mu2009.1
Ementa
A música ocidental e sua sociedade a partir da Antiguidade até o final da Idade Média (c. de 1450). Origem da música (Grécia). Principais acontecimentos históricos que proporcionaram transformações nas artes e em especial na música. Reflexão sobre os aspectos da música e sua característica temporal. Audição comentada de música das diversas fases da Idade Média, seus instrumentos e execução.
Programa
Objetivo
Não há Objetivo cadastrado
Conteúdo
1 - Considerações sobre a origem da música. 2 -- Civilização grega: os três grandes periodos. 3 -- Monodia cristã: o canto litúrgico e sua tradição (Ambrosiano, Galicano, Mozárabe, Gregoriano, Bizantino ); missa; modos; notação (neumas, solmização e o sistema hexacordal ). Adição ao canto tradicional ( tropos e sequências ); drama litúrgico. 4 -- Monodia profana: origem; o texto em latim; o texto em vernáculo. Principais representantes ( trovadores, troveiros, minnesingers). Jograis. Diferentes tipos de canções e a influência literária. Ritmo. Execução. Instrumentos. 5 -- Origem da polifonia ( até 1325 ); gymel, diafonia, organum livre e melismático. Ars Antiga: Escola de Notre Dame ( Leonin e Perotin ); formas ( conductus e motete ) e técnicas ( modos rítmicos, stimmtausch, hoquet). Execução. Instrumentos. 6 -- Ars Nova (até 1400 ); as inovações ( isoperiodicidade, isorritmia, a canção polifônica, o sistema e notação mensural ); características polifônicas ( Ars Nova francesa, italiana, inglesa ). Principais compositores (Vitry, Machaut, Bologna, Cascia, Rimini, Landini, Cuvelier, Solage, Cesaris, Caserta ). Principais formas ( missa polifônica, madrigal, caccia, ballata, motete, chanson, rondeau, virelai, ballade ). Técnicas composicionais ( isorritmia, cânone, contratenor ). Ritmo, harmonia ( Música ficta ). Execução. Instrumentos. 7 -- Escola de Borgonha ( até 1450 ); situação geográfica. Principais compositores ( Dunstable, Binchois, Dufay ). Principais formas ( missa cíclica, chanson, peças litúrgicas ). Técnicas composicionais (configuração rítmica, melódica, falsobordão). Execução. Instrumentos.
Bibliografia
CALDWELL, John. La Música Medieval. Tradução de Gerardo Arriaga. Madrid: Alianza Editorial, 1984. //////// CANDÉ, Roland de. História Universal da Música. 2 vols. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 1994. ///////// COSTA, Clarissa L. da. Uma breve História da Música Ocidental. São Paulo: Ars Poetica, 1992. ///////// DUFOURCQ, Norbert. Pequena História da Música. Tradução de Maria Bárbara Palla e Carmo e Carlos Aboim de Brito. Lisboa: Edições 70, 1994. //////// GROUT, Donald J; PALISCA, Claude V. História da Música Ocidental. Tradução de Ana Luisa Faria. Lisboa: Gradiva, 1994. //////// LOVELOCK, William. História Concisa da Música. Tradução de Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 1987. /////// MICHELS, Ulrich. Atlas da Música. 2 vols. Tradução de León Mames. Madrid: Alianza Editorial, 1982. /////// PARRISH, Carl. The Notation of Medieval Musical. New York: Pendragon Press, 1978. ///////// RAYNOR, Henry. História Social da Música da Idade Média a Beethoven. Tradução de Nathanael C. Caixeiro. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981. ///////// STEHMAN, Jacques. História da Música Européia: Das origens aos nossos dias. Tradução de Maria Teresa Athayde. 2ª ed. Lisboa: Livraria Bertrand, 1979.


Lista de Turmas - Semestre 20191
DiaHorárioTurmaDocenteVinculaçãoTítulo
TER08:50 às 11:35T01Maria da Conceicao Costa PerroneREGIME JURIDICO UNICODoutorado
TER14:50 às 17:35T02Wellington Mendes da Silva FilhoREGIME JURIDICO UNICODoutorado