COMPONENTE CURRICULAR

Componente Curricular
MUSA79 - HISTÓRIA DA MÚSICA III
Carga Horária - Total: 51 horas  
TeóricaPráticaEstágioDepartamentoSemestre Vigente
5100Composição, Literatura e Estruturação Mu2009.1
Ementa
A música ocidental e sua sociedade a partir do Clássico (de 1750 até c. 1810) até o final do Romantismo (c. de 1910). Principaisos acontecimentos históricos que proporcionaram transformações nas artes e em especial na música.Reflexão sobre os aspectos da música e sua característica temporal. Música e sociedade. Audição comentada de música das diversas fases dos períodos históricos mencionados, seus instrumentos e execução.
Programa
Objetivo
Não há Objetivo cadastrado
Conteúdo
1 - Precursores do período clássico (barroco tardio ): Couperin, Campra e Rameau. 2 - O rococó ou estilo galante de 1730 até o final da escola de Mannheim em 1780. Surgimento das tendências: Mannheim, Berlim e Viena. Principais formas instrumentais: sinfonia, concerto e sonata. Principais compositores: Stamitz, Schobert, Sammartini, C. Ph. Bach. Ch. Bach. O gosto musical : Empfindsamer Still e o Sturm und Drang. 3 - A sociedade do sec. XVIII e os grandes eventos históricos: a Declaração dos Direitos Humanos e a Revolução Francesa com sua consequência na vida profissional do músico. 4 - Período clássico propriamente dito ( de 1780 - 1827 ). Principais compositores: Haydin, Mozart e Beethoven. 5 - A música vocal: a Querelle des Bouffons e as reformas compreendidas por Ch. Gluck ao gênero operístico. 6 - A ópera no período clássico: Itália, França, Inglaterra, Alemanha e Áustria. A música vocal eclesiástica ( missa, réquiem e magnificat ). 7 - A música instrumental: o desenvolvimento das formas instrumentais de Haydin até Beethoven ( sinfonia, concertos e sonatas ). A música de câmera: trio, quartetos, serenata, divertimento e cassação. O classicismo no Brasil: José Maurício, Lobo de Mesquita, Damião Barbosa e seus contemporâneos. 8 - Do classicismo ao romantismo: Beethoven e os três períodos. As características do romantismo. O indivíduo e a sociedade. Música e palavra: os grandes poetas e a consciência literária do romantismo. 9 - Música vocal ( o lied alemão), música coral e litúrgica e a ópera ( França, Itália e Alemanha ). Wagner e o drama musical. 10 - O gênero instrumental. Música para piano ( estudos, scherzos, sonatas danças e peças de caráter ). Música de câmera ( trios e quartetos ). O gênero orquestral ( o concerto, música incidental, suite ). Música programática ( poema sinfônico, sinfonia descritiva, abertura de concerto ). 11 - O romantismo tardio: Wolf, Mahler, R. Strauss. O romantismo no Brasil e seu aspecto nativista: Carlos Gomes, Sílvio Deolindo Fróes, Alberto Nepomuceno e seus contemporâneos. 12 - O nacionalismo musical: o grupo dos cinco ( Russia ). A música francesa: Fauré e a chanson. Os nacionalistas ( Grieg, Sibelius, Ives, Elgar, Albeniz, Villla-Lobos, Saint-Saëns.
Bibliografia
CANDÉ, Rolad de. História Universal da Música. 2 vols. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 1994. //////// COSTA, Clarissa L. da. Uma Breve História da Música Ocidental. São Paulo: Ars Poetica, 1992. /////// DUFOURCQ, Norbert. Pequena História da Música. Tradução de Maria Bárbara Palla e Carmo e Carlos Aboím de Brito. Lisboa: Edições 70, 1994. /////// GROUT, Donald J. ; PALISCA, Claude V. História da Música Ocidental. Tradução de Ana Luisa Faria. Lisboa: Gradiva, 1994. //////// LOVELOCK, William. História Concisa da Música. Tradução de Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes Editora, 1987. /////// STEHMAN, Jaques. História da Música Européia das Origens aos Nossos Dias. Tradução de Maria Teresa Athayde. 2ª ed. Lisboa: Livraria Bertrand, 1979. /////// CLÉMENT, Catherine. A Ópera ou a Derrota das MUlheres. Tradução de Rachel Gutiérrez. Rio de Janeiro: Rocco, 1993. //////// DAHLHAUS, Carl. Estética Musical. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1991. /////// MICHELS, Ulrich. Atlas de Música II. Tradução de León Mames. Madrid: Alianza Editorial, 1982. /////// MOORE, Douglas. Guia dos Estilos Musicais do Madrigal à Música Moderna. Tradução de Teresa Louro Perez. Lisboa: Edições 70, 1991. //////// PAULY, Reinhard G. La Música en el Período Classico. Tradução de Gerardo V. Huseby. Buenos Aires: Editorial Victor Lerú, 1974. ///////// RAYNOR, Henry. História Social da Música da Idade Média a Beethoven. Tradução de Nathanael C. Caixeiro. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.


Lista de Turmas - Semestre 20241
DiaHorárioTurmaDocenteVinculaçãoTítulo
QUA13:55 às 16:40T01Wellington Mendes da Silva FilhoREGIME JURIDICO UNICODoutorado
SEX09:45 às 12:30T02Alla DadaianREGIME JURIDICO UNICODoutorado