COMPONENTE CURRICULAR

Componente Curricular
MUSA80 - HISTÓRIA DA MÚSICA IV
Carga Horária - Total: 51 horas  
TeóricaPráticaEstágioDepartamentoSemestre Vigente
5100Composição, Literatura e Estruturação Mu2009.1
Ementa
A música ocidental e sua sociedade a partir da utilização do termo Impressionismo na música (1887) até os dias atuais. O simbolismo na arte. As duas tendências: o pós-romantismo e o impressionismo. A politonalidade, o atonalidade e o expressionismo. A segunda escola de Viena e sua influência composicional no sec. XX. Os novos materiais e as novas correntes composicionais. A música no Brasil e o movimento Música Viva. A música na Escola de Música da UFBA.
Programa
Objetivo
Não há Objetivo cadastrado
Conteúdo
1 - As duas tendências dentro do mesmo período: o romantismo tardio e o impressionismo. 2 - Características do impressionismo: na pintura, na literatura e na música. Principais representantes do movimento. 3 - Impressionismo e simbolismo ( o significado dado aos termos ). De Debussy a Ravel: principais composições. 4 - O anti-impressionismo: Cocteua e Satie e o grupo "le six". 5 - A virada do século e as várias tendências composicionais: a influência jazzística, a politonalidade, a atonalidade o expressionismo, o pontilhismo, o serialismo e o neoclassicismo. Principais compositores e composições. 6 - A segunda escola de Viena. O serialismo ( Schoenberg, Berg e Webern ), Stravinski, Poulanc e Prokofiev e o neoclassicismo. 7 - Novos sons e novos materiais composicionais. Compositores com tendências independentes: Messaien, Cage, Penderecki, Britten. 8 / A música concreta (Schaeffer e Henry ). Da música eletrônica até a aleatória ( Stockhausen ). O serialismo total ( Boulez e Stockhausen ). Música com computador ( Hiller, Xenakis e Babbit ). 9 - A música brasileira do século XX: o movimento Música Viva. Principais compositores e composições. 10 - O grupo de compositores da Bahia e a Escola de Música da UFBA.
Bibliografia
APPLEBY, David P. La Música de Brasil. Tradução de Juan José Utrilla. Mexico: Fondo de Cultura Económica, 1985. /////// CANDÉ, Roland de. História Universal da Música. 2 vols. Tradução de Eduardo BNrandão. São Paulo: Martins Fontes, 1994. /////// GRIFFITHS, Paul. A Música Moderna: Uma História Concisa e Ilustrada de Debussy a Boulez. Tradução de Clovis Marques. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1995. /////// GROUT, Donald J.; PALISCA, Claude V. História da Música Ocidental.Tradução de Ana Luisa Faria. Lisboa: Gradiva,1994 KIEFER, Bruno. História da Música Brasileira: dos Primórdios ao início do Sec. XX. Poto Alegre: Editora Movimento, 1976. /////// MARIZ, Vasco. História da Música no Brasil. 4ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994. /////// BOULEZ, Pierre. A Música Hoje. Tradução de reginaldo de Carvalho e Mary Amazonas Leite de Barros. São Paulo: Perspectiva, 1972. /////// BURKHOLDER, J; PALISCA, Claude V. Norton Anthology of Western Music. 5ª ed. , 2 vols.,2005. /////// DEBUSSY, Claude. Monsieur Crochê e outros Ensaios sobre Música. Tradução de Raquel Ramalhete. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989. //////// GRIFFTHS, Paul. Enciclopédia da Música do Século XX. Tradução de Marcos Santarrita e Alda Porto. São Paulo: Martins Fontes, 1995. /////// MOORE, Douglas. Guia dos Estilos Musicais: do Madrigal à Música Moderna. Tradução de Teresa Louro Perez. Lisboa: Edições 70, 1991. /////// SQUEFF, Enio ;Wisnik, José Miguel. Música: O Nacional e o Popular na Cultura Brasileira. 2ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1983.


Lista de Turmas - Semestre 20241
DiaHorárioTurmaDocenteVinculaçãoTítulo
QUA08:50 às 11:35T01Pablo Sotuyo BlancoREGIME JURIDICO UNICODoutorado