COMPONENTE CURRICULAR

Componente Curricular
MUSA82 - INTRODUÇÃO À REGÊNCIA II
Carga Horária - Total: 34 horas  
TeóricaPráticaEstágioDepartamentoSemestre Vigente
17170Musica Aplicada2009.1
Ementa
Continuação de Introdução à Regência I. Introdução ao repertório coral e instrumental, com acompanhamento da partitura e estudos estilísticos. Técnicas básicas. História da Regência. Terminologia musical.
Programa
Objetivo
Não há Objetivo cadastrado
Conteúdo
Técnica de Gesto de Regência: Exercícios de relaxamento; independência das máos; gráficos dos compassos binários e ternários simples e compostos em termpos rápidos e lentos ( 4/4, 3/4, 2/4,6/8, 9/8, 12/8 simples e subdivididos ). Anacruse e entradas. Gestos legato, legato poco marcato, legato expressivo, staccato ligeiro. Crescendo e decrescendo. Ritardando e accelerando. Fermata. Cortes. fp, sf, p súbito, f súbito, etc. nome dos instrumentos em italiano, alemão, francês e inglês. Andamentos, agógicas e expressões em italiano, alemão, francês e inglês. Instrumentos de Orquestras: em dó e transpositores. Instrumentos de Banda Sinfônca: em dó e pranspositores. Classificação das Vozes de um Coro. História da Regência. Postura e liderança. Estudo da partitura. Planejamento de ensaio. Abordagem sobre o aspecto Psicológico. Estilo Musical. Fraseado. Percepção Musical. Audição de músicas do repertório orquestral, coral e banda. Obras musicais a serem estudadas: Estudo de Músicas homofônicas do repertório Coral. Repertório de Banda a ser definido de acordo com o nível dos alunos. Repertório de Orquestra a ser definido de acordo com o nível dos alunos. Bach, J. S. Corais. Stravinsky, I. História do Soldado. Mozart, W. A. Recitativos da Ópera Der Freischütz. Repertório adequado ao trabalho de desenvolvimento técnico.
Bibliografia
FORSYTH, Cecil. Orchestration. New York: Dover Publications, Inc.,1982. /////// GALKIN, Elliot WE. A History of Orchestral Conducting in Theory and Practice. Stuyvesant, New York: Pendragon Press, 1988. /////// GREEN, Elizabeth A. H. and Gibson. The Modern Conductor. 7ª ed. Upper Saddle River, New Jersey: Pearson Prentice Hall, 2004. /////// PEYSER, Joan, Editor. The Orchestra Origins and Transformations. New York: Charles Scribner's Sons, 1986. /////// RUDOLF, Max. The Grammar of Conducting: A Comprhensive Guide to Baton Tecnique and Interpretation. 3rd. ed. New York: Schirmer Books, 1995. /////// SCHONBERG, Harold. The Great Conductors. New York: Simon & Schuster, Inc., 1967. /////// ADLER, Samuel. The Study of Orchestration, 2ª ed. New York: Norton, 1989. /////// BATTISTI, Frank; GAROFALO, Robert. Guide to Score Study for the Wind Band Conductor. Milwaukee:Meredith Music Publications, 1990. /////// COELHO, Helena Wölf. Técnica Vocal para Coros. 3ª ed. São Leopoldo, R.S.: Sinoidal, 1994. /////// GROUT, Donald J. & PALISCA, Claude V. A History of Western Music. 3rd. ed. New York: W. W. Norton & Company, 1980. //////// HURD, Michael. The Orchestra. 4ª ed. New York: Facts on File Inc., 1980. /////// PLANK, Steven E. Choral Performance: A Guide to Historical Practice. Lanham Maryland: The Scarecrow Press, 2004. .


Lista de Turmas - Semestre 20241
DiaHorárioTurmaDocenteVinculaçãoTítulo
a combinar00:00 às 23:00P01Rafael Luis GarbuioREGIME JURIDICO UNICODoutorado
a combinar00:00 às 23:00T01Rafael Luis GarbuioREGIME JURIDICO UNICODoutorado