COMPONENTE CURRICULAR

Componente Curricular
MUSB11 - COMPOSIÇÃO II
Carga Horária - Total: 51 horas  
TeóricaPráticaEstágioDepartamentoSemestre Vigente
17340Composição, Literatura e Estruturação Mu2009.1
Ementa
Continuação de Composição Musical I.
Programa
Objetivo
Não há Objetivo cadastrado
Conteúdo
Noção básica histórico-técnica: Modalismo, Tonalismo, Politonalismo, Pantonalismo e Atonalismo. Técnicas de Transposição, Inversão , Retrógrado, Aumentação , Diminuição e Inclusão. (ab ovo). Procedimentos e processos básicos envolvendo: Imitação, Variação e Transformação. A Dinâmica no discurso compositivo. A Articulação no discurso compositivo. O Contraste como articulador de texturas e estruturas composicionais. O Timbre e seus diversos aspectos na idéia composicional. A Dimensão vertical no séc. XX. Dimensão horizontal no séc. XX. Estrutura das durações no séc. XX. Problemas de escrita convencional e notação contemporânea.
Bibliografia
BRINDLE, Reginald Smith. Musical Composition. New York: Oxford University Press, 1986. /////// COPE, David. Techniques of the Contemporary Composer. New York: Schirmer Books, 1997. /////// PERSICHETTI, Vincent. Twentieth Century Harmony. New York: Norton, 1961. /////// STONE, Kurt. Notation in the Twentieth Century. New York: Norton, 1980. /////// ABRAHAM, Gerald. " The Reaction Against Romanticism". In New Oxford History of Music: The Modern Age, 1890-1960. Ed. Martim Cooper, 10 vols. London: Oxford University Press, 1974. Vol. 10, pp. 80-140. /////// GRIFFTHS, Paul. A Música Moderna: Uma história concisa e ilustrada de Debussy a Boulez. Trad. Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1987. /////// GROUT, Donald Jay. A History of Western Music. Shorter Edition, Rev. New York: Norton, 1973. /////// KRAMMER, Jonathan D. The Time of Music. New York: Schirmer Books, 1988. /////// The New Dictionary of Music and Musicians. Ed. Stanley Sadie. 20 vols. London: Macmillan Publishers, 1980.


Lista de Turmas
Náo há oferta de turmas para o semestre.