COMPONENTE CURRICULAR

Componente Curricular
MUSB25 - REGÊNCIA SUPLEMENTAR III
Carga Horária - Total: 34 horas  
TeóricaPráticaEstágioDepartamentoSemestre Vigente
17170Composição, Literatura e Estruturação Mu2009.1
Ementa
Proporciona ao aluno os conhecimentos básicos da Regência de Banda, através de abordagens teóricas e práticas sobre técnicas dos instrumentos de banda, leitura de partituras, etc. Trabalhos de laboratório e de pesquisa bibliográfica.
Programa
Objetivo
Não há Objetivo cadastrado
Conteúdo
Técnicas básicas de gestos: 1. Exercícios de relaxamento. 2. Independência das Mãos. 3. Gráficos dos compassos binários e ternários simples e compostos em tempos rápidos e lentos (4/4, 3/4, 2/4, 12/8, 9/8, 6/8 simples e subdivididos). 6. Gráficos de compassos de 5, 7, 11, tempos, compassos irregulares de 8 tempos, 3/8 e outros. 7. Anacruse e entradas nos diversos tempos do compasso. 8. Gestos legato, legato poço marcato, legato expressivo, staccato ligeiro, molto marcato. 9. Acentos, apoios e ênfases. 10. Crescendo e decrescendo. 11. Fermata nos diversos tempos do compasso. 12. Cortes. 13. fp, sf, p súbito, f súbito, etc. 14. Gama de intensidade do ppp ao fff. 15. Mudança de pulsação. 16. Clareza dos gestos. 17. Economia dos gestos. 18. Rubato. 19. A importância da respiração e o papel do corpo. 20. O gesto antecipado e o gesto atrasado. Andamentos, agógicas e expressões em italiano, alemão, francês e inglês. Postura e liderança. Estudo da partitura. Planejamento de ensaio. Abordagem sobre o aspecto psicológico. Etilo Musical. Fraseado. Percepção Musical ( solfejo, ditado melódico a duas, três ou quatro vozes, ditado harmônico e ditado rítmico). Repertório a ser estudado com obras adequadas ao trabalho a ser desenvolvido e a depender do conjunto e do nível dos alunos inscritos.
Bibliografia
BATTISTI, Frank; GAROFALO, Robert. Guide to Score Study for the Wind Band Conductor. Milwaukee: Meredith Music Publications, 1990. /////// ERDMANN, Thomas R. Problems and Solutions in Band Conducting. Lewiston, New York: The Edwin Mellen Press, 2001. /////// RUDOLF, Max. The Grammar of Conducting: A Comprehensive Guide to Baton Technique and Interpretationh. 3rd. ed. New York: Schirmer Books, 1995. //// COX-IFE, William. The Elements of Conducting, New York: The John Day Company, 1964. /////// HARRIS jr., FREDERICK. conducting with feeling. Galesvile, MD: Meredith Music Publications, a Division of G. W. Music, Inc.,2001. /////// KAHN, Emil. Elements of Conducting, 2nd. Ed., New York: Schirmer Books, A Division of Macmillan Publishing Co., Inc., 1975. /////// KELLER, Herman. Phrasing and Articulation: A Contribution to a Rhetoric of Music. 2nd. ed. Translated by Leigh Gerdine. New York: W. W. Norton & Company Inc., 1973. //// MAGNANI, Sergio. Expressão e Comunicação na Linguagem da Música. 2ª ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996. /////// SCHERCHEN, Herman. El Arte de dirigir la Orquestra. Trad. : Robert Gerhard. 2ª reimpresion. Barcelona: Editorial Labor S. A., 1950.


Lista de Turmas - Semestre 20241
DiaHorárioTurmaDocenteVinculaçãoTítulo
a combinar00:00 às 23:00P01Rafael Luis GarbuioREGIME JURIDICO UNICODoutorado
a combinar00:00 às 23:00T01Rafael Luis GarbuioREGIME JURIDICO UNICODoutorado