COMPONENTE CURRICULAR

Componente Curricular
MUSB76 - M ÚSICA BRASILEIRA DE TRADIÇÃO ORAL
Carga Horária - Total: 51 horas  
TeóricaPráticaEstágioDepartamentoSemestre Vigente
5100Música2015.1
Ementa
Trajetória dos mais importantes nomes da música popular brasileira até o período pré-bossanovista. Apreciação de obras da literatura musical popular brasileira. Noções de estruturação e analise do repertório em questão. //////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////// A Antropologia e o folclore. Conceituação e características do folclore - etnografia musical e processos aculturativos. O folclore musical, sua pluralidade e interferência nas outras áreas da cultura e do saber popular. As tradições orais. As técnicas da pesquisa do folclore e documentação.
Programa
Objetivo
Não há Objetivo cadastrado
Conteúdo
1 - Folclore - Etnomusicologia: conceitos e definoções. 1.1 - Origens e história, conceitos de cultura e cultura popular. 1.2. Transmissão oral/escrita nas tradições musicais brasileiras. 1.3. Métodos de trabalho : pesquisa de campo, transcrição e análise em diversos estudos. 1.4. Trabalho interdisciplinar: antropologia, sociologia, linguística. 2. Instrumentos musicais brasileiros: origens, construção e utilização e conjuntos instrumentais. 3. Música Infantil - Infantilização da música tradicional? 4. Lingua - Linguagem/poesia - Cantoria: o repente na criação de textos. 5. O corpo tambem fala: Capoeira/Macululê. 6. Música ritual e religiosidade: música e expressão de fé entre o profano e sagrado. 6.1. maracatu, cheganças e congados. 6.2. (Ca)lundu(s)/ batuque(s)/camba(s). 6.3. Candomblé e outras religiões afro-brasileiras. 6.4. Músicas indígenas: territórios, identidades e sistemas musicais. 7. Cultura e folclore na visão de hoje: autoria/domínio público/ mercado.
Bibliografia
ARAUJO, Alceu Maynard de. Folclore Nacional. 3 vols. São`Paulo: Melhoramentos, 1964. /////// BASTOS, Rafael José de Menezes. " Las musicas tradicionales del Brasil". Revista Musical Chilena, 125 (jan.-mar., 1974): 21-77. /////// MARCONDES, Marco Antônio, ed. Enciclopédia da Música Brasileira: Erudita, Folclorica e Popular. 2 vols. São Paulo: Art, 1977. /////// RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: A Formação e o Sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. /////// TRAJANO FILHO, Wilson; RIBEIRO, Gustavo Lins. (org.). O Campo da antropologia no Brasil. Rio de Janeiro: Contracapa Livraria/ABA, 2004. /////// TUGNY, Rosângela Pereira de; QUEIROZ, Ruben Caixeta de (org.). Músicas africanas e indígenas no Brasil. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006. /////// ALMEIDA, Renato. A Inteligência do Folclore. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora Americana, 1974. /////// ANDRADE, Mário de. Ensaio sobre a Música Brasileira. 3ª ed. São Paulo: Martins, 1972 ________. O turista aprendiz. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1976. ////// COULON, Alain. Etnometodologia . Tradução de Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 1995. /////// HOEBEL, Adamson E.; FROST, Everett L Antropologia Cultural e Social. Tradução de Euclides Carneiro da Silva. São Paulo: Cultrix, 1984. ////////// LAPLANTINE, François. Aprender Antropologia. 5ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1991. /////// LIMA, Rossini Tavares de ; ANDRADE, Julieta de. A Escola de Folclore. São Paulo: Escola do Folclore, 1983. //////// LUCAS, Glaura. Os Sons do Rosário. O Congado Mineiro dos Arturos e Jatobá. Belo Horizonte: Editora UFMG/ Humanitas, 2002. /////// REGO, Waldeloir. Capoeira Angola. Salvador: Editora Itapoan, 1968.


Lista de Turmas - Semestre 20191
DiaHorárioTurmaDocenteVinculaçãoTítulo
TER07:55 às 10:40T01Angela Elisabeth LuhningREGIME JURIDICO UNICODoutorado